Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14027
Author(s): Massango, Enoque Jerónimo Nhatinombe
Advisor: Dionísio, Pedro
Date: 17-Nov-2016
Title: Internacionalização como estratégia de competitividade: o caso do Grupo Soico
Reference: MASSANGO, Enoque Jerónimo Nhatinombe - Internacionalização como estratégia de competitividade: o caso do Grupo Soico [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14027>.
Keywords: Internacionalização das empresas
Competitividade
Inovação tecnológica
Marketing internacional
Mercado internacional
Abstract: Atualmente, o tema internacionalização ocupa um lugar de destaque na agenda empresarial, quer pelo fato de ser uma resposta imediata e lógica à globalização, quer também por potenciar a competitividade das empresas nos mercados cada vez mais concorrenciais e inovadores. Fatores internos, como marcas, produtos diferenciados e qualidade, conjugados com o aproveitamento da economia de escala, conduzem as empresas à obtenção de vantagens no mercado internacional, tornando-as mais eficientes e rentáveis a longo prazo. Nos últimos anos, Moçambique registou grandes avanços a nível tecnológico, social, cultural e económico com impacto no setor de media, gerando um potencial de consumidores a nível nacional e internacional, evidenciando as oportunidades decorrentes das novas tecnologias e, por conseguinte, a internacionalização dos media. Aliado ao fato, os avanços tecnológicos obrigam as empresas que pretendem liderar no futuro a adaptar-se às novas tendências. A digitalização e a convergência das plataformas são consideradas o futuro dos media, por um lado, devido às vantagens que estas tecnologias trazem, por outro, por ser o centro de concentração do consumidor do futuro. A presente dissertação aborda a internacionalização do grupo Soico, maior grupo multimédia privado em Moçambique, que dispõe de televisão, jornal, rádio e internet, ocupando a posição de liderança na televisão e na internet. Em 2014, o grupo internacionalizou-se para Angola e Portugal e pretende, a médio prazo, internacionalizar-se para África do Sul e Brasil, com recurso às novas tecnologias.. Assim, os ciclos económicos, o aumento da concorrência, a competitividade das empresas, a inovação tecnológica e a necessidade de garantir soluções de sustentabilidade constituem fatores importantes para a internacionalização das empresas, o que torna o tema proposto atual e relevante como objecto de estudo e de ensino das matérias abordadas.
Currently, “internationalization” became a highlight topic in the business agenda due, firstly, to the fact that it is an immediate and logical feedback to globalization, and also because it enhances the companies’ competitiveness on the increasingly competitive and innovative markets. Internal factors such as brands, differentiated products and quality, coupled with the exploitation of the economy of scale, lead companies to obtain advantages in the international market, making them more efficient and cost-effective in the long-term. Mozambique has been making great strides in technology, social, cultural and economic areas, with an impact on the media sector, in recent years, resulting in a consumers potential at a national and international level, highlighting the new opportunities arising from the new technologies and, therefore, the internationalization of the media. Coupled with this fact, companies seeking to lead in the future are forced by the new technological advances to adapt to new trends. Digitalization and convergence of the platforms are considered the future of the media, on the one hand, duo to the advantages that these technologies provide, and on the other, for being the centre of the future consumer concentration. This thesis aims to discuss about the internationalization of Soico group, the largest private multimedia group featuring television, newspaper, radio and internet in Mozambique, which occupies the leading position on the television and internet. In 2014, the group internationalized to Angola and Portugal and in a medium-term, aims to internationalize to South Africa and Brazil by using the new technologies. Thus, the economic cycles, increase of competition, companies’ competitiveness, technological innovation and the need to ensure sustainability solutions are important factors for companies’ internationalization, which makes the proposed topic current and relevant as an object of study and teaching of the matters discussed.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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