Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13996
Autoria: | Mahomed, Názia Sikander |
Orientação: | Leite, Marco Jalali, Marjan Sara |
Data: | 2016 |
Título próprio: | Impacto da estratégia de internacionalização no desenvolvimento do produto: o caso vortal |
Referência bibliográfica: | MAHOMED, Názia Sikander - Impacto da estratégia de internacionalização no desenvolvimento do produto: o caso vortal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13996>. |
Palavras-chave: | Gestão da tecnologia Gestão do produto Controlo de processos Estratégias de desenvolvimento Internacionalização das empresas Comércio eletrónico Desenvolvimento de novos produtos Internacionalização E-Commerce Plataforma New Product Development Internationalization E-Commerce Platform |
Resumo: | Este trabalho discute questões relacionadas com a customização de produtos no âmbito
de processos de internacionalização, tendo por base um estudo de uma empresa de
mercado de e-commerce. Procura-se estudar em que medida a expansão para novos
mercados internacionais afeta o ciclo de vida de um produto, neste caso, um produto de
plataforma. Em especial, este projeto incide sobre o caso da internacionalização da
empresa para um mercado específico, a saber, a Colômbia. A informação foi recolhida
através de documentos da empresa e entrevistas a colaboradores que participaram
diretamente neste processo de internacionalização. A experiência da Colômbia contribuiu
para repensar módulos da plataforma, como a gestão de contratos, acautelando eventuais
falhas de informação. A empresa tende assim a desenvolver um processo de
aprendizagem com a internacionalização para diferentes mercados. Questiona-se em que
medida é rentável para a empresa adotar a estratégia de adaptação radical do produto na
expansão para novos mercados ou desenvolver sub-plataformas para cada mercado. Os
resultados indicam que a empresa fez um esforço de adaptação intenso do produto para
satisfazer as necessidades do cliente. São apresentadas possíveis sugestões para futuras
expansões, de forma a que a empresa tome a decisão mais viável em relação ao produto,
uma vez que, em última análise, a estratégia de internacionalização está intrinsecamente
afetada pelo processo de desenvolvimento de novos produtos. This study raises questions related to the customization of products in the context of internationalization processes. The project focuses on a study of a company operating with e-commerce. The goal is to examine how the expansion to new international markets affects the lifecycle of a product, namely a platform product. More specifically, the project targets the specific case of the company’s internationalization to Colombia. The data were collected from the company’s internal documents and interviews with a group of employees that were directly engaged in that process. This Latin American experience helped the Portuguese firm to rethink a set of procedures, notably the modules of the platform, such as contracts management, and to anticipate potential information failures. Therefore, the company acquired new knowledge on how to deal with different international markets. This solution raises the question of whether the profound adaptation of the product in order to meet the requirements of the client is efficient or whether sub platforms should be developed for each market. The findings suggest that the company made considerable efforts to adapt the product to meet the specific requirements of the client. This project recommends some possible solutions for future expansions, in order for Vortal to take the most viable decisions for the product, given that the internationalization model is intrinsically affected by the process of new product development. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Názia Mahomed.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.