Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/13943
Author(s): Carvalho, Nadine Gomes Almeida de
Advisor: Nunes, Francisco
Date: 2016
Title: Comportamento de procura de emprego: estudo da influência do capital humano, social e psicológico nos recém-chegados ao mercado de trabalho
Reference: CARVALHO, Nadine Gomes Almeida de - Comportamento de procura de emprego: estudo da influência do capital humano, social e psicológico nos recém-chegados ao mercado de trabalho [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13943>.
Keywords: Gestão
Comportamento
Procura de emprego
Capital humano
Capital social
Aspetos psicológicos
Mercado de trabalho
Capital psicológico
Comportamento humano na procura de trabalho
Empregabilidade
Human Capital
Social Capital
Psychological Capital
Job Search behaviour
Employability
Abstract: A procura de emprego é uma das etapas mais desafiantes para os recém-graduados. Para enfrentar este desafio, os indivíduos poderão mobilizar todas as suas características. Na presente investigação estuda-se em que medida três destas características, o capital humano, social e psicológico se relacionam com a procura de emprego, mais especificamente, o tempo de entrada no mercado de trabalho e o número de ofertas de emprego recebidas. Os resultados produzidos numa amostra de 167 alunos e ex-alunos do ISCTE Business School mostram que o capital humano é uma variável que explica o número de ofertas mas não o tempo de entrada no mercado de trabalho. Ao invés, capital social explica o tempo de entrada no mercado de trabalho, mas não o número de ofertas recebidas. Por fim, o capital psicológico prediz significativamente tanto o tempo de entrada no mercado de trabalho como o número de ofertas recebidas.
The job search process is one of the most challenging steps for the recent graduates. To meet this challenge, individuals can mobilize all of their characteristics. The following investigation studies the extent to which three of these characteristics, human, social and psychological capitals relate with the search of employment, specifically, the time of market entry and the number of job offers. The results produced by a sample of 167 current students and former students from ISCTE Business School, demonstrate that human capital is a variable that explains the number of offers but not the time of entry in the job market. On the other hand social capital explains the time of entry in the job market but not the number of job offers received. Lastly, the psychological capital reaffirms that both time of entry in the job market and the number of job offers are significant variables.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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