Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/1392
Author(s): | Reto, Luís Nunes, Francisco |
Date: | 1992 |
Title: | Avaliação da eficácia da formação: a pertinência da perspectiva experimental |
Number: | III-IV |
Pages: | 43-56 |
ISSN: | 0874-8456 |
Keywords: | Formação profissional Avaliação Qualidade Metodologia experimental |
Abstract: | Este artigo tem como objectivo central questionar as perspectivas e práticas dominantes na avaliação da formação, baseadas na mera transposição da metáfora escolar para o mundo organizacional. A este posicionamento contrapõe-se a ideia de ver o processo formativo à luz da metáfora da qualidade, o que tem como principal implicação privilegiar nos estudos de avaliação, a qualidade da concepção dos programas, a recolha prévia de indicadores pertinentes e a medição desses mesmos indicadores após as acções de formação. Num segundo momento procede-se à apresentação da metodologia experimental e defende-se a posição de que esta abordagem pode revestir-se de grande utilidade no desenho dos programas de avaliação da formação. Finalmente, sugerem-se algumas das suas consequências para o mercado da formação profissional quando se perspectiva deste modo a problemática da avaliação. |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
reto&nunes_RPG_1992.pdf | 5,47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.