Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/13766
Author(s): Palma, Marta Isabel Canolas Pratas
Advisor: Lourenço, Isabel Maria Estima Costa
Date: 4-Nov-2016
Title: Análise das práticas de reporte sobre sustentabilidade ou responsabilidade corporativa das empresas familiares versus não familiares
Reference: PALMA, Marta Isabel Canolas Pratas - Análise das práticas de reporte sobre sustentabilidade ou responsabilidade corporativa das empresas familiares versus não familiares [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13766>.
Keywords: Gestão de empresas
Empresa familiar
Responsabilidade social das empresas
Sustentabilidade
Social responsibility
Sustainability
Family firms
Forbes
Abstract: As preocupações com a sustentabilidade ou responsabilidade social corporativa têm vindo a apresentar um peso crescente na sociedade. Além dos indivíduos se preocuparem com esta temática, também as empresas parecem cada vez dar mais enfoque a esta questão. Contudo, diversos autores defendem que, quando as empresas são controladas por uma família, essa preocupação e divulgação de informação relativa à sustentabilidade ou responsabilidade social é baixa ou inexistente. Apesar dessas afirmações, esta área de estudo não está muito desenvolvida. É com a identificação dessa lacuna que surge o tema desenvolvido nesta dissertação. Tem-se, assim, como objetivo verificar se existem diferenças significativas nas práticas de reporte sobre sustentabilidade ou responsabilidade social corporativa entre empresas familiares controladas por um bilionário que integra a lista da Forbes, outras empresas familiares e empresas não familiares. Com a realização de diversos estudos e análise de dois modelos de regressão logística, conclui-se que as empresas familiares têm maior probabilidade de apresentarem no menu principal do seu website, um link relativo a sustentabilidade ou responsabilidade social, comparativamente com as empresas não familiares. Relativamente ao subgrupo de empresas que não apresentam um link relativo a sustentabilidade ou responsabilidade social no menu principal do seu website, mas que divulgaram um relatório de sustentabilidade ou responsabilidade social ou relatório integrado em 2014, conclui-se que as empresas familiares apresentam menor probabilidade de relatar essas práticas, principalmente quando são controladas por bilionários da Forbes.
To the current society, corporate social responsibility has become more and more important. Not only individuals but also companies have been placing a huge focus on this matter. However, several authors believe that family owned companies tend not to care as much about social responsibility aspect and not to disclose relevant information concerning this issue. Nonetheless, this is a subject that has not had much research performed yet. Taking that fact into consideration, the purpose of this dissertation is to assess if there are significant differences between the reporting policies of several familiar companies owned by a billionaire included in the Forbes list and the ones of other familiar companies and non-familiar companies in what concerns corporate social responsibility and sustainability. Through the performance of research and the analysis of two logit regression models, it is possible to conclude that familiar companies tend to have a higher probability of having a link related to social responsibility and sustainability included in their websites menu than non-familiar companies. Among companies that do not have a link in their website, but that presented a report on social responsibility, sustainability or an integrated report in 2014, the familiar companies present a lower probability of reporting this practices, especially when they are controlled by Forbes billionaires.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Marta Palma.pdf
  Restricted Access
769,76 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.