Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/13744
Author(s): | Gonçalves, António Pedro Fernandes |
Advisor: | Pereira, Leandro Luís Ferreira |
Date: | 21-Dec-2016 |
Title: | Gestão do Conhecimento em Projetos |
Reference: | GONÇALVES, António Pedro Fernandes - Gestão do Conhecimento em Projetos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13744>. |
Keywords: | Gestão de projetos Gestão do conhecimento Transferência de conhecimentos Clima organizacional |
Abstract: | A transferência do conhecimento na gestão de projetos das organizações modernas é
cada vez mais reconhecida como promotor da produtividade e crescimento económico e que no
presente é gerido de forma ineficaz. É com base neste tema “quente” que se pretende dar enfâse
á importância do conhecimento, de como ele é adquirido, usado e partilhado de forma
transversal a todos os departamentos de qualquer Organização.
A presente tese teve como objetivo geral investigar em que medida é que as
organizações modernas portuguesas de diversos sectores empresariais gerem e partilham, de
forma eficaz, as fases do ciclo de vida da Gestão e Transferência do Conhecimento para o
desenvolvimento dos seus projetos, em busca de um melhor desempenho e eficácia dos
mesmos. Para tal, foram realizados inquéritos de clima organizacional direcionados a
colaboradores que trabalham em organizações que gerem projetos, de diferentes sectores
empresariais diversas e posições hierárquicas.
O presente estudo revelou que a maioria das empresas portuguesas ou com
representação em Portugal cumprem as etapas relativas à identificação do conhecimento
relevante e valioso, à sua captura e retenção bem como, à sua aplicação em outros projetos. No
entanto, as etapas correspondentes à transferência do conhecimento entre colaboradores dentro
da organização, e a avaliação do valor ou benefício do conhecimento transferido, não estão a
ser praticadas. O fato de as empresas não possuírem um departamento de projetos ou equipa
dedicada a projetos parecer ser um fator limitante para a condução efetiva da Gestão e
Transferência do Conhecimento. Knowledge Transfer in Project-based Organizations has been recognized as a productivity and economic growth promoter that in the present is not properly managed. Based on this hot topic, this thesis highlights the importance of knowledge regarding its acquisition, use and transfer across all departments of an organization. The main objective of this thesis was to investigate how modern organizations from different business sectors, manage and share their knowledge by following the Knowledge Management Life-Cycle and the Knowledge Transfer Life-Cycle for the development of their projects to achieve the best performance and efficiency. In order to do so, organizational surveys were conducted to employees working in managing project organizations, from different business sectors and hierarchical positions. The present study revealed that most of the Portuguese Companies or with representation in Portugal, carry out the steps of identification of relevant knowledge, their capture and retention, as well as, their application to the development of other projects. However, the steps corresponding to knowledge transfer with others and the evaluation/review of the value creation through the knowledge transfer process are not being followed effectively amongst organizations. The fact that Companies don’t have a Project department or a team dedicated to projects can be possibly a limiting factor to the effectiveness of the knowledge management and transfer. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AntonioGoncalves_MestradoGestao_2016.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.