Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1369
Autoria: Pires, Sandra Marina Coutinho
Orientação: Almeida, Paulo Pereira de
Data: 6-Mar-2009
Título próprio: Competências, formação contínua e público-alvo: Um estudo de caso
Referência bibliográfica: Pires, S. M. C. (2008). Competências, formação contínua e público-alvo: Um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/1369
Palavras-chave: Competências -- Skills
Qualificação
Formação contínua -- Continuing education
Servicialização/Relação de serviço
Qualification
Services/Service relation
Resumo: Numa sociedade em profunda mutação a noção de qualificação é substituída nos anos de 1980 pela noção de competências, em que as novas organizações são levadas a responder a uma envolvente marcada pela incerteza e pela forte concorrência. Os trabalhadores terão, desta forma, de serem cada vez mais polivalentes, autónomos e responsáveis. Para essa mesma maior polivalência a formação contínua é tida como muito importante, sendo que os trabalhadores terão de aprender de forma sistemática, estando sempre a par das novas mudanças no mercado de trabalho. Por outro lado, a sociedade actual é caracterizada pela crescente servicialização e, mais especificamente, pelo aumento de centros comerciais e do comércio a retalho. É importante, consequentemente, que a formação contínua dada aos vendedores de lojas de roupa (no caso do aumento do comércio a retalho) passe por técnicas de atendimento personalizado, o que faz com que o cliente se sinta satisfeito com a relação vendedor/cliente (relação de serviço) e que “passe a palavra” a outros possíveis clientes. Nesta dissertação irá verificar-se se existe uma diferença significativa nas diferentes competências exigidas segundo um público-alvo diferente, se existe uma maior ou menor formação contínua por diferente tipo de loja de roupa (formal/informal) e se são diferentes as regalias dadas aos vendedores segundo um público-alvo divergente.
In a society in a deep mutation the notion of qualification is substituted in the 80’s years by the notion of competences, in which the new organizations are be taken to reply for a involved marked by the uncertainty and the high concurrence. The workers, in this way, have to be even more polyvalent, autonomous and responsible. For the same polyvalence the continuous formation is much important, having the workers to learn in a systematic mode, being always informed to the new changes in the work market. By the other way, the actual society is characterized by the growing of the sector of services, and more specifically, by the growing of the market centres and the retail-trade. It is important, consequently, that the continuous formation that is given to the workers of clothes shop (in the case of retail-trade) is be constituted by techniques of personalized attended, what makes the client satisfied with the relation of the sales market/client (service relation) and, consequently, the same will tell the good experience for future clients. In this dissertation will be verified if that exist a significantly difference in the required competences by a different focus-group, if that exist a higher or a lesser continuous formation by a different type of shop (formal/informal) and if the privileges given to the sales market are different by a divergent focus-group.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_sandra_coutinho_pires.pdf789,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.