Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/13665
Author(s): | Oliveira, A. Araújo, G. |
Date: | 1999 |
Title: | A magia de Bosch. Pertenças sociais e formas de percepção e representação da arte |
Volume: | 17 |
Number: | 2 |
Pages: | 339-357 |
ISSN: | 0870-8231 |
Keywords: | Representações sociais Arte Morte Além-morte |
Abstract: | Hoje em dia, o ser humano comum não dá grande atenção à literatura, poesia, filosofia, pintura, ..., ou arte. Procura preferencialmente o que é rápida e facilmente consumível e que não o incomóda, cansa ou perturba demasiado. Neste artigo pretende-se investigar e compreender a forma como a imagem de uma pintura de Bosch (que retrata a morte e o além-morte) é percepcionada e representada. Apresenta-se um estudo exploratório cujos principais objectivos consistem em: apreender as dimensões de significação que estruturam os pensamentos, sentimentos e símbolos, relativamente à imagem, numa população formada por estudantes de gestão, história e psicologia social, de ambos os sexos; e analisar em que medida essas estruturas significantes diferenciam os grupos sociais considerados. Este estudo enquadra-se teoricamente no modelo das representações sociais, tal como foi inicialmente proposto por Moscovici (1961). |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CTI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A_magia_de_Bosch_AO_.pdf | 63,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.