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http://hdl.handle.net/10071/13617
Author(s): | Panchá, Punit Limji |
Advisor: | Oliveira, Luís Alberto Ferreira de |
Date: | 2-Nov-2016 |
Title: | Financiamento através do crédito comercial: evidências nas (maiores e melhores) PME's portuguesas |
Reference: | PANCHÁ, Punit Limji - Financiamento através do crédito comercial: evidências nas (maiores e melhores) PME's portuguesas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13617>. |
Keywords: | Gestão financeira PME Pequenas e Médias Empresas Financiamento Estrutura de capital Crédito comercial Financing Capital structures Business credit |
Abstract: | O principal objetivo desta dissertação é testar empiricamente algumas teorias sobre as
razões pelas quais as pequenas e médias empresas portuguesas concedem financiamento
a outras empresas suas clientes, através do crédito comercial. Para o efeito utilizou-se
dados económico-financeiros das 122 maiores e melhores PME’s durante os anos 2007 a
2013 de acordo com o jornal Expresso.
Apesar da importância do crédito comercial como fonte de financiamento empresarial, o
tema está longe de se considerar esgotado, uma vez que não existe uma teoria geral sobre
este assunto. Assim, este trabalho procura contribuir para a literatura que estuda os
determinantes para a concessão de crédito comercial.
No estudo em questão, conclui-se que empresas com maior facilidade de acesso a
mercado de capitais atuam como financiadoras de seus clientes com dificuldades no
acesso ao financiamento e que o crédito comercial não é utilizado como objeto de
discriminação de preços por parte destas empresas. The main goal of this work is to empirically test some theories about why small and medium sized Portuguese companies provide funding to other client companies through the commercial credit. For this purpose we used economic-financial data of the 122 largest and best SMEs during the years 2007 to 2013, according to the Expresso newspaper. Despite the importance of trade credit as a source of business financing, the issue is far from being considered exhausted, since there is no general theory on this. This work seeks to contribute to the literature studying the determinants for granting trade credit. In this study, it is concluded that companies with greater acess to capital markets act as lenders of its clients with difficulties in access to financing and that trade credit is not used as price discrimination object by these companies. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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