Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13554
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Seabra, T. | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-24T16:11:22Z | - |
dc.date.available | 2017-05-24T16:11:22Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-27801 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/13554 | - |
dc.description.abstract | No âmbito do estudo da relação das famílias imigradas de origem indiana e cabo verdiana com a escolaridade dos seus descendentes quando estes se encontram a frequentar a escolaridade obrigatória (2º ciclo do Ensino Básico), procura se apreender as práticas de suporte que implementam bem como a idealização que fazem do percurso escolar dos seus descendentes. Trata-se de uma abordagem exploratória da informação recolhida através de um inquérito por questionário a alunos de escolas públicas dos concelhos de Lisboa e Loures (IALL) – aquelas em que era maior o contingente de alunos com o perfil desejado – num total de 837 alunos e de algumas entrevistas a membros das suas famílias. Das conclusões desta análise destaca-se a relação investida que as famílias imigradas tanto de origem cabo-verdiana como de origem indiana desenvolvem na relação com a escolaridade dos seus progenitores, dadas as práticas de suporte à escola que desenvolvem, não se registando diferenciações significativas em relação as famílias autóctones. Salienta-se, ainda, a amplitude dos pontos de apoio à escolaridade que se traduz, especialmente no caso das famílias de origem indiana, no recurso a uma rede considerável de pessoas exteriores ao núcleo familiar (amigos, vizinhos). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Relação família-escola | por |
dc.subject | Filhos de imigrantes na escola | por |
dc.subject | Indianos | por |
dc.subject | Cabo-verdianos | por |
dc.subject | Sucesso escolar | por |
dc.title | A relação das famílias imigradas com a escolaridade: comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 141-154 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | Interacções | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 2 | por |
dc.number | 2 | por |
degois.publication.firstPage | 141 | por |
degois.publication.lastPage | 154 | por |
degois.publication.issue | 2 | por |
degois.publication.title | Interacções | por |
dc.date.updated | 2017-05-24T16:10:40Z | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
interacoes__2006.pdf | 189,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.