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dc.contributor.authorSeabra, T.-
dc.date.accessioned2017-05-24T16:11:22Z-
dc.date.available2017-05-24T16:11:22Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.issn1646-2335por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-27801-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13554-
dc.description.abstractNo âmbito do estudo da relação das famílias imigradas de origem indiana e cabo verdiana com a escolaridade dos seus descendentes quando estes se encontram a frequentar a escolaridade obrigatória (2º ciclo do Ensino Básico), procura se apreender as práticas de suporte que implementam bem como a idealização que fazem do percurso escolar dos seus descendentes. Trata-se de uma abordagem exploratória da informação recolhida através de um inquérito por questionário a alunos de escolas públicas dos concelhos de Lisboa e Loures (IALL) – aquelas em que era maior o contingente de alunos com o perfil desejado – num total de 837 alunos e de algumas entrevistas a membros das suas famílias. Das conclusões desta análise destaca-se a relação investida que as famílias imigradas tanto de origem cabo-verdiana como de origem indiana desenvolvem na relação com a escolaridade dos seus progenitores, dadas as práticas de suporte à escola que desenvolvem, não se registando diferenciações significativas em relação as famílias autóctones. Salienta-se, ainda, a amplitude dos pontos de apoio à escolaridade que se traduz, especialmente no caso das famílias de origem indiana, no recurso a uma rede considerável de pessoas exteriores ao núcleo familiar (amigos, vizinhos).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRelação família-escolapor
dc.subjectFilhos de imigrantes na escolapor
dc.subjectIndianospor
dc.subjectCabo-verdianospor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.titleA relação das famílias imigradas com a escolaridade: comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indianapor
dc.typearticleen_US
dc.pagination141-154por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalInteracçõespor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume2por
dc.number2por
degois.publication.firstPage141por
degois.publication.lastPage154por
degois.publication.issue2por
degois.publication.titleInteracçõespor
dc.date.updated2017-05-24T16:10:40Z-
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