Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13532
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVeloso, L.-
dc.contributor.authorAbrantes, P.-
dc.contributor.authorCraveiro, D.-
dc.date.accessioned2017-05-23T17:00:24Z-
dc.date.available2017-05-23T17:00:24Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0872-7643por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-22881-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13532-
dc.description.abstractO artigo propõe uma análise crítica sobre os relatórios de avaliação externa como instrumentos com uma papel activo na (re)construção social das escolas. Tem como base empírica uma investigação sobre os contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário em Portugal que aborda a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os perfis de liderança e o sucesso escolar e versa sobre dois grandes eixos analíticos: uma reflexão sobre uma das dimensões dos relatórios de avaliação externa das escolas – a participação dos vários agentes na vida das escolas; a percepção dos dirigentes das escolas sobre a avaliação externa. A investigação tem por base uma análise de conteúdo dos relatórios da avaliação externa das escolas realizada pela Inspecção-Geral da Educação nos anos de 2007, 2008 e 2009 das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e um conjunto de entrevistas semidirectivas aos directores e aos presidentes dos conselhos gerais de 20 escolas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIIEpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectConstrução socialpor
dc.titleA avaliação externa das escolas como processo socialpor
dc.typearticleen_US
dc.pagination69-88por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalEducação, Sociedade e Culturaspor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number33por
degois.publication.firstPage69por
degois.publication.lastPage88por
degois.publication.issue33por
degois.publication.titleEducação, Sociedade e Culturaspor
dc.date.updated2017-05-23T16:59:39Z-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A avaliação externa das escolas como processo social.pdf335,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.