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dc.contributor.advisorMartins, Ana Lúcia-
dc.contributor.authorLopes, Inês Catarina Beirão Catela Valadas-
dc.date.accessioned2017-05-22T14:31:27Z-
dc.date.available2017-05-22T14:31:27Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.citationLOPES, Inês Catarina Beirão Catela Valadas - Transitioning to a service-dominant logic: benefits and implications (the Mercedes-Benz after-sales service department case) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13484>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13484-
dc.descriptionJEL classification: M100 – Business Administration Y40 – dissertationpor
dc.description.abstractSince the first publication on the matter back in 2004, Service-dominant (S-D) logic has contributed intensely for the reformulation and contestation of Marketing principles and traditional organizational frameworks still adopted by companies. Thus, this paper focuses on a Mercedez-benz’s after-sales services case study, as an attempt to construct a visualization of Mercedes-benz’s actual after-sales services framework, and another visualization of that same framework through an S-D logic lens. After a literary analysis to the academic publications about the subject that were considered to be the most relevant, this research paper was based on stakeholders interviews and a consumer experience questionnaire. It was identified an existing gap between the firm’s value proposition and the value perceived by the consumer, whose adherence rate to the brand’s after-sales services is low regardless of recognizing them as important. This research paper then proposes a critical analysis that allows Mercedesbenz to create an organizational framework aligned with S-D logic’s premises that transforms consumers into active actors in the value co-creation process, as well as the managerial implications that would bring.por
dc.description.abstractDesde a primeira publicação sobre o tema em 2004, Service-dominant (S-D) logic tem contribuido extensivamente para a reformulação e contestação dos princípios básicos do Marketing e dos modelos organizacionais tradicionais pelos quais se regem as organizações. No entanto, há uma necessidade latente de casos de estudo empíricos que apliquem os principais conceitos e premissas de S-D logic a casos reais. Como tal, o presente trabalho tem como foco um caso de estudo aos serviços pós-venda da Mercedesbenz, numa tentativa de construir uma visualização da actual estrutura organizacional dos serviços pós-venda da firma e outra visualização da mesma estrutura através de uma lente S-D logic. Após uma análise literária às publicações consideradas mais relevantes acerca do tema, o presente estudo teve por base em entrevistas feitas a stakeholders da empresa e de um questionário à satisfação do consumidor. Foi identificado um gap entre o valor proposto pela empresa e o valor perceptido pelos consumidores, que apesar de reconhecerem o valor dos serviços após-venda da marca não os utilizam. Este estudo propõe depois uma análisa crítica que permita à Mercedes-benz uma aproximação a um modelo organizacional alinhado com as premissas S-D logic e que coloca o consumidor actual como um actor activo no processo colaborativo de co-criação de valor, bem como as implicações que isso traria para a empresa.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSatisfação do consumidorpor
dc.subjectPrestação de serviçospor
dc.subjectIndústria automóvelpor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.titleTransitioning to a service-dominant logic: benefits and implications (the Mercedes-Benz after-sales service department case)por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201482177por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
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