Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13478
Autoria: Costa, João Maria Leonor Oliveira da Luz
Orientação: Pinto, Paulo Tormenta
Botelho, Pedro Viana
Data: 2016
Título próprio: Um olhar sobre o estranho - Central Termoelétrica de Sines
Requalificação do Porto de Pesca de Sines - Laboratório da Memória do Mar
Referência bibliográfica: COSTA, João Maria Leonor Oliveira da Luz -Um olhar sobre o estranho - Central Termoelétrica de Sines. Requalificação do Porto de Pesca de Sines - Laboratório da Memória do Mar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13478>.
Palavras-chave: Arquitetura
Espaço industrial
Indústria elétrica
Analogia
Paisagem
Nomadismo
Sines
Estranheza
Central Termoelétrica
Uncanny
Analogy
Nomadism
Paysage
Sines Thermal Power plant
Resumo: A presente investigação teórica procura criar uma interpretação crítica acerca da transformação da paisagem de um território – Sines. Foi na década de 1970, com a criação do Complexo Portuário-Industrial, que se deu o momento que melhor representa esta alteração. Nessa época criaram-se megaestruturas que marcaram a paisagem e promoveram uma leitura ambígua da mesma, provocando um sentimento de estranheza a quem habitava este lugar. Neste sentido, estuda-se o conceito de uncanny (Freud) e entende-se como este se relaciona com outras reflexões sobre a modernidade. Evidencia-se a aplicação deste tema à arquitetura e como este tem acompanhado uma revolução estética na qual a imagem terá ganho uma importância cada vez maior. Assim , tornase necessário contextualizar o conceito de imagem como processo e ferramenta de projeto em arquitetura de forma a compreender como explorar, através de um método contemporâneo, a domesticação e familiarização de uncanny. Para comprovar estas ideias e conceitos, analisa-se um caso de estudo específico – Central Termoelétrica de Sines – e o seu contexto industrial no pós-guerra em Portugal. Nesta análise procede-se a uma leitura crítica sobre a identidade e a estranheza desta infraestrutura, relacionando-a com teorias da modernidade associadas ao uncanny (nomadismo) e abordando questões polémicas, como a poluição e o seu tempo de vida útil. Compreende-se também porque é que esta infraestrutura provoca uma sensação de estranheza e procura-se estabelecer uma linguagem que representa esta infraestrutura através da sua imagem, criando correspondências, associações e relações entre temas, assuntos ou ideias – método analógico
This theoretical investigation aims to create a critical interpretation about the transformation of a territory’s landscape - Sines. The turning point occurred during the decade of 1970, alongside the foundation of the Complexo Portuário-Industrial. At the time, mega structures were created which made an impression to the landscape and promoted an ambiguous interpretation of that place. This caused a feeling of weirdness to local habitants. Hence the concept of uncanny (Freud) is studied with the purpose of seeking to understand how the concept relates with other reflections on modern time. Equally, it aims to confirm the application of this concept to architecture and how it went along with the aesthetic revolution on which one image might have assumed a bigger importance. Thus, it becomes crucial to contextualize the image concept as a process and tool in architecture, in order to be able to understand how to explore, through a contemporary method, the uncanny’s domestication and familiarization. Conductive to prove these ideas and concepts, a specific case study is analyzed - Central Termoelétrica de Sines - along with its industrial context in post war Portugal. Furthermore, the analysis incorporates a critical reading about the identity and the weirdness of this infrastructure, associating it with modernity theories related to uncanny (nomadism) and approaching controversial issues, as pollution and its useful life time. Finally, it is also interpret the reason why this infrastructure causes a weirdness sensation and tries to establish a representative language of this infrastructure through its image, creating correspondences, associations and relations between themes, subjects or ideas - analogical method.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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