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http://hdl.handle.net/10071/13452
Author(s): | Aguiar, Gonçalo Santos |
Advisor: | Ramos, Tânia Rodrigues Pereira |
Date: | 8-Nov-2016 |
Title: | Reconfiguração da rede logística em sistemas de recolha de resíduos |
Reference: | AGUIAR, Gonçalo Santos - Reconfiguração da rede logística em sistemas de recolha de resíduos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13452>. |
Keywords: | Gestão de resíduos Logística Sustentabilidade Recolha de dados Resíduo sólido Logistics network Vehicle routing Waste management Multiple depots |
Abstract: | A crescente preocupação com as questões relacionadas com a sustentabilidade, a par do
estabelecimento de metas europeias a cumprir pelos sistemas de gestão de resíduos, tem
levado as entidades responsáveis pela recolha dos resíduos a estudarem novas alternativas
à configuração atual dos seus sistemas.
Esta problemática, associada à elevada ineficiência deste tipo de sistemas, levou ao estudo
da reconfiguração da rede logística da Valorsul, empresa responsável pela recolha de
resíduos recicláveis na zona Oeste. A rede logística atual é baseada num único depósito
e propõe-se a utilização das estações de transferência já existentes como novos depósitos.
Para além de introduzir novos depósitos na rede logística, foi estudada também uma
alteração à tipologia das rotas de recolha a realizar, ou seja, realizar simultaneamente
rotas abertas (rotas que começam num depósito e terminam num depósito diferente) e
fechadas (rotas que iniciam e têm fim no mesmo depósito).
Os resultados permitiram concluir que, para a recolha de papel/cartão, é possível reduzir
em 47% a quilometragem percorrida pelos veículos, bem como diminuir em 9,5% o
tempo efetuado por estes no período de um mês. Estes resultados têm impacto nos custos,
ao permitir poupar consideravelmente nas horas pagas aos colaboradores. The growing concern with issues related to sustainability, alongside to the establishment of European targets that have to be met by waste management systems, has led the authorities responsible for the collection of waste to consider new alternatives to the current configuration of their systems. This problem led to the study of the reconfiguration of Valorsul’s logistics network, the one responsible for the collection of recyclable waste in the western zone of Portugal. The current logistics network is based on a single depot and in this study it is proposed the use of existing transfer stations as new depots. In addition, it is also studied a change in the type of collection of routes to perform, i.e., do simultaneously open routes (routes that start in a depot and end on a different one) and closed routes (routes that begin and end in the same depot). The results showed that, for the collection of paper/cardboard, it is possible to reduce by 47% the mileage traveled by vehicles, and decrease by 9.5% the time made by them. These results have an impact on costs, in a way that it is possible to save considerably in hours paid to employees. |
Degree: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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