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dc.contributor.advisorRodrigues, Ricardo Borges-
dc.contributor.authorSilvério, Ana Beatriz Reigada-
dc.date.accessioned2017-05-17T14:12:01Z-
dc.date.available2017-05-17T14:12:01Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationSILVÉRIO, Ana Beatriz Reigada - O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os seis e os dez anos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13416>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13416-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal intuito analisar a relação entre o estatuto socioeconómico e os indicadores de inclusão em meio escolar (resultados escolares, bem-estar e comportamento na escola) e o papel mediador da perceção de envolvimento parental dos pais. Ainda, pretende-se verificar se a perceção dos professores e das crianças relativamente ao envolvimento parental modera a relação entre o envolvimento parental percebido dos pais e os indicadores de inclusão. O estudo foi realizado com 105 crianças do 1º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico, 105 encarregados de educação e 12 professores, e avaliou, à luz da tipologia de Epstein (1987), as dimensões do envolvimento parental segundo a perceção dos mesmos. O estudo tem uma metodologia quantitativa com recurso à aplicação de questionários acerca da perceção do envolvimento parental (respondentes pais, professores e crianças); bem-estar escolar (respondentes crianças); comportamento pró-social e agressivo das crianças (respondentes professores). Relativamente aos dados acerca dos resultados escolares e do estatuto socioeconómico, estes foram obtidos com recurso ao programa MISI e aos dados facultados pela direção do Agrupamento de Escolas. Em linha com as hipóteses, verificou-se que o estatuto socioeconómico, o envolvimento parental percecionado pelos professores e o envolvimento parental percecionado pelos próprios pais influenciam positivamente os resultados escolares, o bem-estar e o comportamento das crianças na escola. Verificou-se, ainda, que a relação entre o envolvimento parental percebido pelos pais e os resultados escolares é mais forte quando reconhecido pelos professores.por
dc.description.abstractThe study's main goal is to analyse the relationship between social-economic status school inclusion (school achievement, wellbeing, and school behaviour) and the mediating role of perceived parental involvement. In addition, the study aims to test if teachers and children’s perception about parental involvement moderates the relationship between perceived parental involvement and school inclusion. The participants were 105 1st and 4th grade children, 105 parents (children’s parents) and 12 teachers. Parental involvement was assessed using the Epstein's (1987) typology. The study has a quantitative methodology, and questionnaires were used to assess parental involvement (parents, teachers and children); school wellbeing (children); children’s prosocial and aggressive behaviour (teachers). With regard to data on school results and social-economic status, these were obtained using the MISI database and data provided by the direction of the school district. In line with the study hypotheses, socio-economic status as well as parents’ and teachers perceived parental involvement was positively associated to school results, wellbeing and children’s behaviour in school. In addition, the results show that the relationship between parents’ perceived involvement and school achievement is stronger the more teachers acknowledge parents’ involvement.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstatuto socialpor
dc.subjectImpacto socioeconómicopor
dc.subjectParentalidadepor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectComportamentopor
dc.subjectParent Involvementpor
dc.subjectSocio-economic Statuspor
dc.subjectSchoolar Resultspor
dc.subjectWellbeingpor
dc.subjectChildren’s Behaviourpor
dc.titleO papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os seis e os dez anospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201355078por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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