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dc.contributor.authorCardoso, G.-
dc.contributor.authorXavier, D.-
dc.contributor.authorCardoso, T.-
dc.date.accessioned2017-05-16T14:32:47Z-
dc.date.available2017-05-16T14:32:47Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1646-5954por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-9186-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13388-
dc.description.abstractEste artigo lida com um dos fenómenos mediáticos de maior abrangência nas sociedades contemporâneas: o futebol. Partindo do pressuposto de que o futebol é também um elemento de construção de comunidades de pertença, sejam elas nacionais, regionais ou de menor dimensão geográfica, procura-se através da análise das respostas a um inquérito representativo da população portuguesa compreender que factores diferenciam identitariamente os adeptos dos três maiores clubes portugueses: Benfica, Porto e Sporting. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas, que identificar as características sócio-demográficas e as representações dos adeptos pode não ser suficiente para compreender as razões de pertença. Sugere-se que há que nos interrogarmos sobre se, para compreender o fenómeno identitário dos clubes de futebol, é mais importante compreender o clube como agregador de identidades similares dos adeptos ou o clube como entidade que, pela forma como comunica através dos media, transmite aos seus potenciais adeptos um dado ideal de identidade construída? Numa época em que a identidade futebolística é usada no lançamento de projectos de audiovisual, dos jogos de computador às televisões de clubes, como o Barcelona ou Manchester, é fundamental compreender melhor o papel do futebol e a sua relação com os media.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOberCom - Observatorio da Comunicacaopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectMediapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectIndústria mediapor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.titleFutebol, identidade e media na sociedade em redepor
dc.typearticleen_US
dc.pagination119-143por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.15847/obsOBS11200759por
dc.journalObservatorio (OBS*)por
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume1por
degois.publication.firstPage119por
degois.publication.lastPage143por
degois.publication.titleObservatorio (OBS*)por
dc.date.updated2017-05-16T14:31:58Z-
dc.identifier.doi10.15847/obsOBS11200759-
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