Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/13329
Author(s): | Sampaio, D. Oliveira, A. Vinagre, G. Gouveia-Pereira, M. Santos, N. Ordaz, O. |
Date: | 2000 |
Title: | Representações sociais do suicídio em estudantes do ensino secundário |
Volume: | 18 |
Number: | 2 |
Pages: | 139-155 |
ISSN: | 0870-8231 |
Keywords: | Suicídio Representações sociais Adolescentes |
Abstract: | Dada a importância que os comportamentos suicidários assumem nos adolescentes, torna-se pertinente a análise dos sentidos associados ao suicídio no campo particular da sua construção social. Várias investigações evidenciam que, o modo como as pessoas constróem explicações para os acontecimentos, não só se baseia nas crenças e experiências dos seus grupos de pertença, como determina comportamentos. Neste primeiro artigo, integrado numa investigação mais ampla sobre as representações sociais do suicídio em adolescentes, analisa-se o tipo de explicações que os jovens dão para este fenómeno, em função do sexo, idade, ano de escolaridade, região e ideação suicida. Participaram no estudo 822 adolescentes, entre os 15 e os 23 anos, estudantes dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolas secundárias de Évora, Guimarães, Lisboa e Santarém. Os resultados sugerem que estamos perante uma representação hegemónica das explicações do suicídio. Esta varia com o sexo, a idade e o ano de escolaridade, assim como com a região onde os jovens estudam e, também, com o facto de terem tido ou não ideação suicida. Tendo em conta a necessidade de responder adequadamente a tal diversidade, estes resultados assumem particular relevância no planeamento de estratégias preventivas. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CTI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rep_soc_do_suicidio_em_estudantes_ens_secund_NES.pdf | 50,55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.