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http://hdl.handle.net/10071/13228
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sebastião, J. | - |
dc.contributor.author | Campos, J. | - |
dc.contributor.author | Merlini, S. | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-04T17:34:39Z | - |
dc.date.available | 2017-05-04T17:34:39Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 2317-1456 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-11510 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/13228 | - |
dc.description.abstract | O objeto deste artigo é analisar as respostas da escola ao fenômeno da violência em meio escolar e qual a influência das características dos contextos urbanos nesse processo. A identificação de escolas situadas em contextos urbanos fortemente degradados e com elevada conflitualidade e desigualdade social, mas que apresentavam níveis reduzidos de violência no seu interior e, inversamente, escolas com uma frequência elevada de ocorrências que se situavam em contextos urbanos mais estruturados e maioritariamente de classe média, levou-nos a questionar as concepções largamente aceitas e difundidas sobre o aparente contágio de conflitualidade em escolas situadas em meios sociais desfavorecidos. As evidências encontradas na análise dessa relação entre as escolas e o contexto social local permitiram-nos refutar o determinismo das características do meio social sobre as escolas, bem como a consequente incapacidade dessas na regulação e prevenção da violência. O centramento da pesquisa na dimensão organizacional, em concreto nas estratégias definidas e desenvolvidas pelas escolas no combate ao problema da violência, permitiu-nos compreender e demonstrar que as orientações, as práticas e os processos organizacionais têm um papel decisivo na pacificação dos quotidianos escolares. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | UERJ | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Organização escolar | por |
dc.subject | Lógicas de ação | por |
dc.title | As duas margens do rio: contrastes urbanos e regulação da violência na escola | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 127-164 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 14 | por |
dc.number | 1 | por |
degois.publication.firstPage | 127 | por |
degois.publication.lastPage | 164 | por |
degois.publication.issue | 1 | por |
degois.publication.title | Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares | por |
dc.date.updated | 2017-05-04T17:33:59Z | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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As duas margens do rio- contrastes urbanos e regulação da violência - Interseções RJ.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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