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http://hdl.handle.net/10071/13159
Autoria: | Ramalho, Débora Duarte |
Orientação: | Paula, André Novais de |
Data: | 6-Dez-2016 |
Título próprio: | O E-mail Marketing ao serviço do Brand Loyalty |
Referência bibliográfica: | RAMALHO, Débora Duarte - O E-mail Marketing ao serviço do Brand Loyalty [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13159>. |
Palavras-chave: | Marketing Correio eletrónico Marca Cliente Fidelidade à Marca Branding Brand loyalty Permission marketing E-mail marketing |
Resumo: | A presente investigação pretende estudar a relação entre a comunicação enviada pelas
marcas através de e-mail marketing e a fidelização dos seus clientes.
Os principais objetivos de pesquisa são a) perceber o potencial do e-mail marketing
(forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) ao serviço do brand loyalty; b) analisar o
valor da marca antes e depois do e-mail marketing e perceber em que medida o
posicionamento e a experiência do consumidor influenciam os resultados da
comunicação; c) determinar os fatores e boas práticas de uma campanha de e-mail
impulsionadores da sua eficácia; e d) avaliar os efeitos do e-mail marketing no
comportamento (conversão) e atitude (brand attitude) dos consumidores.
Para responder a estes objetivos foram analisados cientificamente os principais temas
que sustentam a investigação sobre e-mail marketing e brand loyalty e observado, em
particular, o caso do Programa de Fidelização da TAP Portugal, utilizando como
metodologia de análise um inquérito eletrónico realizado via e-mail marketing e
enviado a uma amostra retirada da base de dados de clientes.
Os dados obtidos sugerem que o e-mail marketing influencia diretamente a fidelização
dos clientes e a perceção que estes têm da marca (posicionamento percebido), afetando
a sua atitude e comportamento. This investigation intends to study the relationship between the communication sent by brands through e-mail marketing and customers loyalty. The main research goals are a) to understand the potential of e-mail marketing (its strengths, weaknesses, opportunities and threats) at brand loyalty service; b) to analyse the brand value before and after e-mail marketing and figure out how the positioning and customer experience influence the communication results; c) to determine the factors and best practices of an e-mail campaign that boost its efficiency; and d) to evaluate the effects of e-mail marketing on customers behaviour (conversion) and attitude (brand attitude). O E-mail Markerting ao serviço do Brand Loyalty vi To answer these goals they were scientifically analysed the major themes that support the investigation concerning e-mail marketing and brand loyalty and observed, in particular, the case of TAP Portugal’s Loyalty Programme, using as research methodology an electronic survey submitted via e-mail marketing to a sample taken from its clients database. The obtained data suggest that e-mail marketing produces a direct impact on customers loyalty and their brand perception (perceptual positioning), affecting also their attitude and behaviour. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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