Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13041
Autoria: | Lourenço, Daniel Frederico Marques Ezequiel Calvário |
Orientação: | Ferreira, Aristides |
Data: | 15-Nov-2016 |
Título próprio: | Self-regulated learning and training effectiveness |
Referência bibliográfica: | LOURENÇO, Daniel Frederico Marques Ezequiel Calvário - Self-regulated learning and training effectiveness [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13041>. |
Palavras-chave: | Self-regulated learning Metacognition Transfer motivation Training transfer Training evaluation Gestão de recursos humanos Aprendizagem ao longo da vida Relação formação-emprego Auto-eficácia Metacognição Transferência de conhecimentos Qualidade da formação Avaliação do desempenho |
Resumo: | In the last years, training has shifted towards a more learner-centred perspective. In parallel,
given the rapidly changing workplaces, employees are required to engage in self-regulatory
processes regarding their learning and performance, in order be professionally wellsucceeded.
However, and despite abundant evidence suggesting the critical role of processes like selfefficacy
or metacognition to learning and transfer, little is known about the role of selfregulated
learning to training effectiveness in the workplace. This dissertation aims to address
this gap through two studies.
Study one describes the construction and validation of an innovative instrument to measure
self-regulated learning in training. Departing from Zimmerman’s (2000a) cyclical model of
self-regulated learning and through a sample of 230 individuals, results indicate that this new
instrument is reliable and valid.
In study two, a theoretical model in which self-regulated learning plays a central role in
training evaluation is proposed and validated. The relationships among self-regulated
learning, training climate, transfer motivation and training evaluation are examined using the
structured equations method with a sample of 137 individuals. Study findings indicate that
self-regulated learning mediates the relationship between training climate and both transfer
motivation and training evaluation.
These findings support the introduction of the concept of self-regulated learning in training
research and offer new insights into the way organisations can improve training effectiveness.
Implications for research are practice are explored. Nos últimos anos, a formação mudou no sentido de uma perspetiva mais centrada em quem aprende. Paralelamente, dada a rápida mudança nos locais de trabalho, os trabalhadores são chamados a participar em processos de auto-regulação relativos à sua aprendizagem e ao seu desempenho, para que possam ser bem-sucedidos profissionalmente. Porém, e apesar da abundante evidência que sugere que processos como a auto-eficácia ou metacognição têm um papel crítico na aprendizagem e transferência, pouco se sabe sobre o papel da auto-regulação da aprendizagem para a eficácia da formação no local de trabalho. Esta dissertação tem por objetivo abordar esta lacuna através de dois estudos. O primeiro estudo descreve a construção e validação de um inovador instrumento de medição da auto-regulação da aprendizagem em formação. Tendo como ponto de partida o modelo cíclico de auto-regulação da aprendizagem de Zimmerman (2000a), e através de uma amostra de 230 indivíduos, os resultados indicam que este novo instrumento é fiável e válido. No segundo estudo, é proposto e validado um modelo teórico no qual a auto-regulação tem um papel central na avaliação da formação. As relações entre auto-regulação da aprendizagem, clima de formação, motivação para a transferência e avaliação da formação são analisadas utilizando o método das equações estruturadas com uma amostra de 137 indivíduos. Os resultados do estudo sugerem que a auto-regulação da aprendizagem atua como mediador da relação entre o clima de formação e quer a motivação de transferência, quer a avaliação da formação. Estes resultados dão suporte à introdução do conceito da auto-regulação da aprendizagem na investigação da formação e oferecem novas perspetivas sobre como as organizações podem aumentar a eficácia da formação. São analisadas as implicações para a teoria e para a prática. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SRL_Dissertation_Daniel Final.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.