Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13041
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Aristides-
dc.contributor.authorLourenço, Daniel Frederico Marques Ezequiel Calvário-
dc.date.accessioned2017-04-19T17:01:18Z-
dc.date.available2017-04-19T17:01:18Z-
dc.date.issued2016-11-15-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Daniel Frederico Marques Ezequiel Calvário - Self-regulated learning and training effectiveness [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13041>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13041-
dc.descriptionJEL Classification System: M12 – Personnel Management M53 – Trainingpor
dc.description.abstractIn the last years, training has shifted towards a more learner-centred perspective. In parallel, given the rapidly changing workplaces, employees are required to engage in self-regulatory processes regarding their learning and performance, in order be professionally wellsucceeded. However, and despite abundant evidence suggesting the critical role of processes like selfefficacy or metacognition to learning and transfer, little is known about the role of selfregulated learning to training effectiveness in the workplace. This dissertation aims to address this gap through two studies. Study one describes the construction and validation of an innovative instrument to measure self-regulated learning in training. Departing from Zimmerman’s (2000a) cyclical model of self-regulated learning and through a sample of 230 individuals, results indicate that this new instrument is reliable and valid. In study two, a theoretical model in which self-regulated learning plays a central role in training evaluation is proposed and validated. The relationships among self-regulated learning, training climate, transfer motivation and training evaluation are examined using the structured equations method with a sample of 137 individuals. Study findings indicate that self-regulated learning mediates the relationship between training climate and both transfer motivation and training evaluation. These findings support the introduction of the concept of self-regulated learning in training research and offer new insights into the way organisations can improve training effectiveness. Implications for research are practice are explored.por
dc.description.abstractNos últimos anos, a formação mudou no sentido de uma perspetiva mais centrada em quem aprende. Paralelamente, dada a rápida mudança nos locais de trabalho, os trabalhadores são chamados a participar em processos de auto-regulação relativos à sua aprendizagem e ao seu desempenho, para que possam ser bem-sucedidos profissionalmente. Porém, e apesar da abundante evidência que sugere que processos como a auto-eficácia ou metacognição têm um papel crítico na aprendizagem e transferência, pouco se sabe sobre o papel da auto-regulação da aprendizagem para a eficácia da formação no local de trabalho. Esta dissertação tem por objetivo abordar esta lacuna através de dois estudos. O primeiro estudo descreve a construção e validação de um inovador instrumento de medição da auto-regulação da aprendizagem em formação. Tendo como ponto de partida o modelo cíclico de auto-regulação da aprendizagem de Zimmerman (2000a), e através de uma amostra de 230 indivíduos, os resultados indicam que este novo instrumento é fiável e válido. No segundo estudo, é proposto e validado um modelo teórico no qual a auto-regulação tem um papel central na avaliação da formação. As relações entre auto-regulação da aprendizagem, clima de formação, motivação para a transferência e avaliação da formação são analisadas utilizando o método das equações estruturadas com uma amostra de 137 indivíduos. Os resultados do estudo sugerem que a auto-regulação da aprendizagem atua como mediador da relação entre o clima de formação e quer a motivação de transferência, quer a avaliação da formação. Estes resultados dão suporte à introdução do conceito da auto-regulação da aprendizagem na investigação da formação e oferecem novas perspetivas sobre como as organizações podem aumentar a eficácia da formação. São analisadas as implicações para a teoria e para a prática.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSelf-regulated learningpor
dc.subjectMetacognitionpor
dc.subjectTransfer motivationpor
dc.subjectTraining transferpor
dc.subjectTraining evaluationpor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectRelação formação-empregopor
dc.subjectAuto-eficáciapor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectTransferência de conhecimentospor
dc.subjectQualidade da formaçãopor
dc.subjectAvaliação do desempenhopor
dc.titleSelf-regulated learning and training effectivenesspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201554135por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SRL_Dissertation_Daniel Final.pdf2,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.