Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/13028
Author(s): | Pereira, Rute Isidoro |
Advisor: | Alturas, Bráulio Lobo, Rui |
Date: | 2016 |
Title: | Análise da gestão do conhecimento: um caso na Bring Global |
Reference: | PEREIRA, Rute Isidoro - Análise da gestão do conhecimento: um caso na Bring Global [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13028>. |
Keywords: | Informática aplicada Cultura organizacional Gestão do conhecimento Difusão do conhecimento Tecnologia da informação Vantagem competitiva Partilha de conhecimento Knowledge management Knowledge sharing Information technology Competitive advantage |
Abstract: | Num cenário em que as organizações têm um volume crescente de dados e de
informação que exige ser devidamente organizada, os diferentes instrumentos
tecnológicos revelam ser um importante fator diferenciador na gestão do conhecimento
que potencia o arquivo, a organização e a partilha de conhecimento. Os dados, a
informação e posteriormente o conhecimento são fatores fundamentais no contexto
competitivo e diferencial no alcance de uma vantagem competitiva, nesse sentido tornase urgente planear e adotar, de uma forma mutável, estratégias de gestão do conhecimento
nas empresas.
Nesse sentido, com vista a procurar criar ou melhorar processos internos de gestão do
conhecimento, potenciando alcançar uma vantagem competitiva, este trabalho irá
assentar num caso de estudo, realizado na Bring Global. Foi possível entender de que
forma a Bring Global faz a gestão do conhecimento organizacional, percebendo que
estratégias e recursos tecnológicos são utilizados, percebendo simultaneamente até que
ponto os colaboradores da Bring Global Portugal valorizam a Gestão do Conhecimento
como um processo facilitador de partilha de conhecimento na organização. Culminando,
num conjunto de linhas de ação para melhorar a eficiência e eficácia operacional a nível
organizacional. In a scenario where organizations have a growing volume of data and information that requires to be properly organized, the different technological tools turn out to be an important differentiating factor in knowledge management that improves the storage, organization and knowledge sharing. Data, information and then knowledge are key factors in the competitive context and differential in achieving a competitive advantage, becomes highlight plan and adopt a changeable way to define knowledge management strategies in the companies. This work will be based on a case study conducted at Global Bring that pretends to create or improve internal processes of knowledge management, enhancing achieve a competitive advantage. It was possible understand how Bring Global company manages the organizational knowledge, strategies and technological tools, realizing at the same time how employees at Bring Global Portugal perceives the value of Knowledge Management as a facilitator process of sharing knowledge in the company. At last, this case study will intends design some lines of action to improve the operational efficiency and effectiveness of the company |
Degree: | Mestrado em Informática Aplicada à Sociedade da Informação e do Conhecimento |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Rute_2016 v1.2.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.