Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/13028
acessibilidade
Title: Análise da gestão do conhecimento: um caso na Bring Global
Authors: Pereira, Rute Isidoro
Orientador: Alturas, Bráulio
Lobo, Rui
Keywords: Informática aplicada
Cultura organizacional
Gestão do conhecimento
Difusão do conhecimento
Tecnologia da informação
Vantagem competitiva
Partilha de conhecimento
Knowledge management
Knowledge sharing
Information technology
Competitive advantage
Issue Date: 2016
Citation: PEREIRA, Rute Isidoro - Análise da gestão do conhecimento: um caso na Bring Global [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13028>.
Abstract: Num cenário em que as organizações têm um volume crescente de dados e de informação que exige ser devidamente organizada, os diferentes instrumentos tecnológicos revelam ser um importante fator diferenciador na gestão do conhecimento que potencia o arquivo, a organização e a partilha de conhecimento. Os dados, a informação e posteriormente o conhecimento são fatores fundamentais no contexto competitivo e diferencial no alcance de uma vantagem competitiva, nesse sentido tornase urgente planear e adotar, de uma forma mutável, estratégias de gestão do conhecimento nas empresas. Nesse sentido, com vista a procurar criar ou melhorar processos internos de gestão do conhecimento, potenciando alcançar uma vantagem competitiva, este trabalho irá assentar num caso de estudo, realizado na Bring Global. Foi possível entender de que forma a Bring Global faz a gestão do conhecimento organizacional, percebendo que estratégias e recursos tecnológicos são utilizados, percebendo simultaneamente até que ponto os colaboradores da Bring Global Portugal valorizam a Gestão do Conhecimento como um processo facilitador de partilha de conhecimento na organização. Culminando, num conjunto de linhas de ação para melhorar a eficiência e eficácia operacional a nível organizacional.
In a scenario where organizations have a growing volume of data and information that requires to be properly organized, the different technological tools turn out to be an important differentiating factor in knowledge management that improves the storage, organization and knowledge sharing. Data, information and then knowledge are key factors in the competitive context and differential in achieving a competitive advantage, becomes highlight plan and adopt a changeable way to define knowledge management strategies in the companies. This work will be based on a case study conducted at Global Bring that pretends to create or improve internal processes of knowledge management, enhancing achieve a competitive advantage. It was possible understand how Bring Global company manages the organizational knowledge, strategies and technological tools, realizing at the same time how employees at Bring Global Portugal perceives the value of Knowledge Management as a facilitator process of sharing knowledge in the company. At last, this case study will intends design some lines of action to improve the operational efficiency and effectiveness of the company
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/13028
Thesis identifier: 201542374
Designation: Mestrado em Informática Aplicada à Sociedade da Informação e do Conhecimento
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertacao Rute_2016 v1.2.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.