Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/12850
Author(s): Dias, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela
Advisor: Passos, Ana Margarida Soares Lopes
Date: 21-Dec-2016
Title: A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas
Reference: DIAS, Teresa Sofia Gouveia Rosado Varela - A liderança e a gestão na avaliação externa : liderança e motivação das equipas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/ 12850>.
Keywords: Gestão escolar
Avaliação da escola
Gestão de recursos humanos
Equipa de trabalho
Liderança
Motivação
Leadership
Management
External Evaluation
Motivation
Abstract: Liderança e gestão em contexto escolar são dois conceitos que atualmente são tidos em especial atenção para a direção de um estabelecimento de ensino. Lima (2002) reconhece que a (re)organização escolar é essencial para o entendimento destas competências num diretor. Bridges e Hallinger (1995) e Pont, Nusche e Moorman (2008) dão-nos conta de perspetivas específicas da liderança nas escolas enquanto motor de desenvolvimento e sustentabilidade, incorporando a gestão nessas conclusões. A eficácia da liderança e da gestão por parte dos diretores de escola é uma prioridade (Schleicher, 2012). Perante a realidade da avaliação externa das escolas, torna-se importante explorar parâmetros como a liderança e a gestão e alargar o alcance destes parâmetros à liderança e motivação das equipas. Assim sendo, pretendemos com esta dissertação: i) entender a perceção que os diretores de escolas têm da necessidade e exigência de competências de liderança e gestão para o cargo que ocupam; ii) contribuir para o discernimento e definição de indicadores concretos para medir a eficácia do diretor, verificando se há correspondência com os definidos pela AEE e pela IGEC; iii) percecionar que influência terá o organismo máximo de AEE nos modelos de liderança dos diretores de escola e na motivação das equipas educativas lideradas pelos diretores escolares.
Leadership and management in school context are two concepts which are nowadays crucial to a school principal. Lima (2002) acknowledges that school (re)organisation is essential for the understanding of these skills in a principal. Bridges & Hallinger (1995) and Pont, Nusche & Moorman (2008) show us specific perspectives of leadership in schools as issues responsible for their development and sustainability, as well as management issues. There is a priority in the efficacy of leadership and management among school principals (Schleicher, 2012). When we think about external school evaluation it is important to explore parameters such as leadership and management and enhance the range of these parameters to leadership and team motivation. This way, we intend to: i) understand the perception among school principals of the need and demand of their job in what personal leadership and management skills are concerned; ii) contribute for the reasoning and definition of specific indicators to measure the principal’s efficacy, checking whether there is a correlation with those imposed by the External School Evaluation and the General-Inspection of Education and Science (IGEC); iii) comprehend the influence the General-Inspection of Education and Science (IGEC) as a national external school evaluation bureau has in the school leaders’ models and team motivation’s models that are followed by school principals.
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Sofia_final.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.