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http://hdl.handle.net/10071/12818
Autoria: | Fernandes, Fátima Isabel Gonçalves |
Orientação: | Ávila, Patrícia |
Data: | 7-Dez-2016 |
Título próprio: | Atividades de complemento curricular e mobilização de competências-chave de alunos do ensino secundário |
Referência bibliográfica: | FERNANDES, Fátima Isabel Gonçalves - Atividades de complemento curricular e mobilização de competências-chave de alunos do ensino secundário [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12816>. |
Palavras-chave: | Competências Iliteracia Aprendizagem Currículo Aluno Ensino secundário Knowledge Key skills Mobilization Academic performance Extra-curricular activities |
Resumo: | Um dos paradigmas da sociedade de informação e conhecimento incide na mobilização
de competências-chave, relacionadas com a obtenção de competências de leitura, de
escrita, de cálculo mas sobretudo de reflexividade, ou como categoriza António Firmino
da Costa (2003), competências operatórias, auto-orientadoras e relacionais. Uma das
competências mais relevantes e estruturantes da vida em sociedade é a literacia, pela
recorrente necessidade dos indivíduos em interpretar materiais escritos na vida
quotidiana, e intensificando-se pela emancipação das Tecnologias de Informação e
Comunicação. A literacia tem vindo a ser tratada no seu nível conceptual e metodológico,
com o intuito de definir as competências de leitura, de estrita e de numeracia,
efetivamente acionadas pela população adulta.
Para Philippe Perrenoud (2003), a competência é tratada enquanto processo de
mobilização ou ativação de recursos- “conhecimentos, capacidades, estratégias- em
diversos tipos de situações e especialmente em situações problemáticas.” Existe por isso
a articulação entre saberes, aprendizagem e a experiência relativamente à sua utilização.
A abordagem por competências tem penetrado o tecido escolar através da necessidade
em dar sentido às aprendizagens adquiridas na escola, privilegiando a prática, a
capacidade para agir e os contextos de ação.
As Atividades de Complemento Curricular são tratadas e inseridas legalmente nos
currículos escolares, como forma de integração de contextos que privilegiam a ação dos
estudantes. São tratadas enquanto fontes de enriquecimento dos saberes e de
mobilização de competências valorizadas pela escola, nomeadamente na obtenção de
desempenhos académicos elevados e na construção de um sentido mais positivo em
relação à escola. Desta forma, pretende-se compreender os tipos de acesso às ACC e
como poderão mobilizar o desempenho académico dos estudantes, ao ponto de estes se
sentirem mais integrados no universo escolar. Metodologicamente foi utilizado um estudo
de caso numa escola secundária na região de Lisboa, concretizado através de uma
pesquisa quantitativa, através da aplicação de inquéritos por questionário aos alunos
para obtenção de informações relativamente ao estatuo socioeconómico, aos diversos
tipos de prática em ACC e ao grau de satisfação com a escola. A principal conclusão foi
que os alunos que praticam actualmente, ou seja que mantêm uma prática ativa em ACC,
possuem níveis elevados de desempenho escolar, tal como elevados níveis de satisfação,
relacionados com vários aspectos da escola. One of the paradigms of information and knowledge society focuses on mobilizing key skills related to the acquisition of reading skills, writing, calculation but especially of reflexivity, or as categorizes António Firmino da Costa (2003), operative skills, selforiented and relational skills. One of the most relevant skills is literacy, by the applicant need of individuals in interpreting written materials in a multiple set of situations in the quotidian, intensified by the emancipation of Information and Communication Technologies. Literacy has been treated in a conceptual and methodological level in order to define the reading skills, writing and numeracy skils, effectively driven by the adult population, in order to resolve problems successfully in everyday life. For Philippe Perrenoud (2003), competence is treated as a process of mobilization or activation of resources- "knowledge, skills, strategies- in various types of situations and especially in problematic situations." There is therefore the link between knowledge, learning and experience on use. The competence approach has penetrated the school fabric through the need to give meaning to learning acquired in school, focusing on practice, the ability to act and action contexts. The Curriculum Additional activities are treated legally and inserted into school curricula as a way of integration contexts that favor the action of the students. They are treated as enriching sources of knowledge and mobilization skills valued by the school, particularly in achieving high academic performance and building a more positive direction in relation to the school. In this way, we intend to understand the types of access to ACC and how they can mobilize the academic performance of students, to the point where they feel more integrated into the school environment. Methodologically it was used a case study at a upper secondary school in the region of Lisbon, achieved through a quantitative research, by applying questionnaire surveys to students to obtain information about the socio-economic statute, the various types of practice in ACC and the degree of satisfaction with the school. The main conclusion was that students that are maintaining an active practice in ACC have high levels of school performance, such as high levels of satisfaction related to various aspects of the school. |
Designação do grau: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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nova tese ACC.pdf | 984,67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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