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dc.contributor.advisorSilva, Tiago Lapa da-
dc.contributor.authorVaz, Andreia Filipa Xavier-
dc.date.accessioned2017-04-06T15:00:07Z-
dc.date.available2017-04-06T15:00:07Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.citationVAZ, Andreia Filipa Xavier - Game-móvel: da Comunicação ao entretenimento: as representações e os usos do telemóvel pelas crianças entre os 8 e os 11 anos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12812>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/12812-
dc.description.abstractA chegada do século XXI e todas as inovações tecnológicas que surgiram a partir daí trouxeram tanto novas oportunidades como novos desafios às sociedades modernas. A Internet e os novos media invadiram o nosso quotidiano de tal forma que já se torna difícil imaginar uma vida sem eles. Para as crianças que nasceram neste contexto tecnológico, a utilização de dispositivos móveis, como os telemóveis, é visto como algo quase tão natural como a sua própria respiração. Habituados desde sempre às novas tecnologias, os mais novos apropriaram-se destes aparelhos atribuindo-lhes usos e representações diferentes daqueles para os quais haviam sido pensados. No entanto, a ideia de que estamos perante uma nova geração homogénea, que pensa e age da mesma forma, revelou-se demasiado generalista tendo em conta que nem todas as crianças têm as mesmas possibilidades de acesso e uso destes aparelhos. A fim de perceber de que maneira os telemóveis são vistos e utilizados pelos mais novos e quais as diferenças existentes dentro deste escalão etário, foram realizadas 10 entrevistas a crianças entre os 8 e os 11 anos. Sabendo que nestas idades, as crianças passam por uma mudança de ciclo de ensino, tentou-se também perceber de que forma as alterações dali decorrentes influenciam a forma como as crianças lidam com as tecnologias, em particular com os telemóveis.por
dc.description.abstractThe arrival of the twentieth-first century and all the technological innovations it has brought along provided both new opportunities and new challenges to modern societies. The Internet and the new media sources pervaded our daily lives making it now difficult to imagine a life without them. For the children who were born in this technological context, the use of mobile devices such as mobile phones, is considered as natural as breathing. Accustomed to these new technologies, this generation took over these devices by using and assigning them different representations from those they were originally thought for. However, believing the we now face a homogeneous younger generation which acts and thinks the exact same way, is actually a hasty assumption as not all children have equal opportunities of accessing and using these devices. In order to realise how this generation regards and uses mobile phones and which differences exist within this age group, 10 children between the ages of 8 and 11 were interviewed. Knowing that children are subject to a change in their study cycles, I have tried to assess in what ways this new step influence the way they relate to technologies, particularly with mobile phones.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTelemóvelpor
dc.subjectInovação tecnológicapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectMobile phonepor
dc.subjectChildhoodpor
dc.subjectDigital nativespor
dc.subjectComunicationpor
dc.subjectEntertainmentpor
dc.titleGame-móvel: da comunicação ao entretenimento: as representações e os usos do telemóvel pelas crianças entre os 8 e os 11 anospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201405890por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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