Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12804
Autoria: Mariano, Ana Filipa Costa
Orientação: Farinha, Isabel Maria Bernardo Pereira
Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Data: 2016
Título próprio: O papel das marcas nas dinâmicas sociais online: análise da presença das marcas concorrentes Pepsi e Coca-Cola, no facebook em Portugal
Referência bibliográfica: MARIANO, Ana Filipa Costa - O papel das marcas nas dinâmicas sociais online: análise da presença das marcas concorrentes Pepsi e Coca-Cola, no facebook em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12804>.
Palavras-chave: Comunicação
Marca
Rede social
Comunidade
Dinâmica social
Análise comparativa
Brands on facebook
Brand online communities
Coca-Cola on facebook
Pepsi on facebook
Resumo: presente dissertação pretende analisar a presença das marcas de grande consumo na rede social Facebook em Portugal, tendo por base o case study das marcas concorrentes Pepsi e Coca-Cola enquanto representantes do setor. A presença de marcas nas redes sociais é um tema atual, que levanta questões quanto à sua relevância e aceitação pelos utilizadores. Esta investigação permite-nos perceber a forma como os consumidores vêm esta situação, assim como, compreender quais as motivações que os levam a seguir marcas no Facebook. Da perspetiva dos gestores de comunidades e marketeers fornece conclusões relativamente à tipologia de conteúdo suscetível de criar maior interação com os targets.
This thesis aims to analyze the presence of mass consumer brands on Facebook in Portugal. It is based on the case study of the competitors Pepsi and Coca-Cola as industry representatives. The presence of brands on social networks is a current issue that raises questions regarding its relevance and acceptance by users. This research allow us to understand how consumers accept this issue as well as understand what the motivations that lead them to follow brands on Facebook. From the perspective of community managers and marketeers, it provide conclusions regarding content necessary to create greater interaction and engagement with the targets.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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