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http://hdl.handle.net/10071/12689
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Title: A venda ambulante na cidade de Lisboa: entre a tradição e o empreendedorismo dos novos ambulantes
Authors: Coutinho, Maria Fontes de Azevedo
Orientador: Reis, Filipe Marcelo Correia de Brito
Keywords: Antropologia social
Venda ambulante
Empreendedorismo
Etnografia
Cultura urbana
Ambulant vendors
Entrepreneurship
Street market
Urban ethnography
Lisbon
Issue Date: 6-Dec-2016
Citation: COUTINHO, Maria Fontes de Azevedo - A venda ambulante na cidade de Lisboa: entre a tradição e o empreendedorismo dos novos ambulantes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12689>.
Abstract: "Cidade e mudança social são quase sinónimos.” Esta afirmação de Zygmunt Bauman parece aplicarse ao conjunto de alterações que se podem hoje observar na cidade de Lisboa ao nível do mercado de rua e ambulante. Para além dos tradicionais engraxadores, vendedores de castanhas ou floristas, observa-se hoje a presença de um novo perfil de vendedor ambulante nas ruas da cidade. Este fenómeno parece estar a emergir em força e embora seja tratado ao longo deste trabalho enquanto fenómeno local (através da apresentação e análise de três estudos de caso) não podemos negar a sua amplitude global. A exploração etnográfica realizada ao longo deste trabalho e o esforço de convocar diferentes perspetivas teóricas sobre o tema, embora não autorize a dar respostas definitivas (até porque estamos perante um fenómeno em constante transformação), define uma base conceptual e reflexiva para pensar as relações entre venda na rua, políticas urbanas (mais inclusivas ou mais exclusivas) de utilização do espaço público, e uma reflexão mais geral, mas absolutamente crucial no contexto atual, sobre o direito à cidade. Palavras-chave: venda ambulante, empreendedorismo, mercado de rua, etnografia urbana, Lisboa
“City and social change are almost synonymous.” This statement by Zygmunt Bauman can be applied to the changes observed today in Lisbon ambulant street market. In addition to the traditional shoe polishers, chestnut vendors or florists on the streets of Lisbon, today we observe the presence of a new vendor type. This seems to be emerging in force, and although it is treated throughout this work as a local phenomenon, one cannot deny its global range. This work consists of the documentation and analysis of three case studies of Lisbon ambulant street vendors. Ethnographic exploration carried out throughout this work and adherence to different theoretical perspectives on the subject do not provide definitive answers (because this is a phenomenon in constant transformation). But this work defines conceptual and reflexive ground to think about the relationship between sale on the street, urban policies (more inclusive or more exclusive), and the use of public space. It also includes a more general but crucial reflection on the right to the city issue.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12689
Thesis identifier: 201367688
Designation: Mestrado em Antropologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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