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dc.contributor.advisorReis, Filipe Marcelo Correia de Brito-
dc.contributor.authorCoutinho, Maria Fontes de Azevedo-
dc.date.accessioned2017-03-31T13:56:28Z-
dc.date.available2017-03-31T13:56:28Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Maria Fontes de Azevedo - A venda ambulante na cidade de Lisboa: entre a tradição e o empreendedorismo dos novos ambulantes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12689>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/12689-
dc.description.abstract"Cidade e mudança social são quase sinónimos.” Esta afirmação de Zygmunt Bauman parece aplicarse ao conjunto de alterações que se podem hoje observar na cidade de Lisboa ao nível do mercado de rua e ambulante. Para além dos tradicionais engraxadores, vendedores de castanhas ou floristas, observa-se hoje a presença de um novo perfil de vendedor ambulante nas ruas da cidade. Este fenómeno parece estar a emergir em força e embora seja tratado ao longo deste trabalho enquanto fenómeno local (através da apresentação e análise de três estudos de caso) não podemos negar a sua amplitude global. A exploração etnográfica realizada ao longo deste trabalho e o esforço de convocar diferentes perspetivas teóricas sobre o tema, embora não autorize a dar respostas definitivas (até porque estamos perante um fenómeno em constante transformação), define uma base conceptual e reflexiva para pensar as relações entre venda na rua, políticas urbanas (mais inclusivas ou mais exclusivas) de utilização do espaço público, e uma reflexão mais geral, mas absolutamente crucial no contexto atual, sobre o direito à cidade. Palavras-chave: venda ambulante, empreendedorismo, mercado de rua, etnografia urbana, Lisboapor
dc.description.abstract“City and social change are almost synonymous.” This statement by Zygmunt Bauman can be applied to the changes observed today in Lisbon ambulant street market. In addition to the traditional shoe polishers, chestnut vendors or florists on the streets of Lisbon, today we observe the presence of a new vendor type. This seems to be emerging in force, and although it is treated throughout this work as a local phenomenon, one cannot deny its global range. This work consists of the documentation and analysis of three case studies of Lisbon ambulant street vendors. Ethnographic exploration carried out throughout this work and adherence to different theoretical perspectives on the subject do not provide definitive answers (because this is a phenomenon in constant transformation). But this work defines conceptual and reflexive ground to think about the relationship between sale on the street, urban policies (more inclusive or more exclusive), and the use of public space. It also includes a more general but crucial reflection on the right to the city issue.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAntropologia socialpor
dc.subjectVenda ambulantepor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectCultura urbanapor
dc.subjectAmbulant vendorspor
dc.subjectEntrepreneurshippor
dc.subjectStreet marketpor
dc.subjectUrban ethnographypor
dc.subjectLisbonpor
dc.titleA venda ambulante na cidade de Lisboa: entre a tradição e o empreendedorismo dos novos ambulantespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201367688por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Antropologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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