Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/1268
Author(s): | Abrantes, Pedro |
Advisor: | Alonso, Rafael Feito Costa, António Firmino da |
Date: | 2008 |
Title: | Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino |
Reference: | Abrantes, P. (2008). Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/1268 |
ISBN: | 978-989-8154-49-1 |
Keywords: | Transições Exclusão Individualização Transitions Exclusion Individualization Educação -- Education |
Abstract: | A partir de um estudo sociológico, de cariz teórico-empírico, procura-se demonstrar como a
distância entre ciclos do ensino básico, em Portugal, constitui um elemento central dos
processos de individualização, de exclusão social e de regulação sistémica, no quadro da
modernidade. Para isso, recorreu-se a um quadro teórico no qual se cruzam diferentes escolas
teóricas, em diálogo permanente com um aparelho de observação empírica, capaz de captar as
várias escalas em que se desenrola o fenómeno, desde a estruturação dos sistemas educativos
a um jogo local de interacção entre professores, alunos e pais, moldado por um contexto
estrutural e cultural específico. Assim, desenvolveu uma pesquisa de terreno em cinco escolas
situadas num bairro histórico de Lisboa, incluindo a aplicação de questionários, entrevistas e
observação directa, bem como uma análise de documentos, estatísticas e histórias de vida que
permitisse colocar a questão numa maior amplitude espacial e temporal. A comparação
internacional foi também valorizada, a partir de uma análise semelhante realizada no centro
de Madrid e, de um modo mais genérico, da exploração de documentos e estatísticas sobre
outros sistemas educativos europeus. Based on a sociological study, merging theoretical and empirical work, this thesis aims to show the existence of a symbolic distance among the different stages of basic education, in Portugal, which constitutes a central element for the processes of individualization, social exclusion and systemic regulation, in the core of modernity. With this purpose, a theoretical frame was developed, including data from different schools, permanently linked to an empirical observation apparatus, able to explore different scales, from the structuration of educational systems to the local interaction settings, composed by teachers, students and parents, framed by a specific structural and cultural context. Thus, a field research was developed in five schools located in an historical neighborhood, in Lisbon, including the implementation of a survey, interviews and direct observation, as well as the analysis of documents, statistics and life stories, enabling a temporal and spatial wider perspective of the phenomenon. International comparison was also highly valued, based on a similar research taking place in Madrid city center as well as documental and statistical exploration on other European educational systems. |
Degree: | Doutoramento em Sociologia |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
phd_pedro_abrantes.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.