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dc.contributor.advisorAlonso, Rafael Feito-
dc.contributor.advisorCosta, António Firmino da-
dc.contributor.authorAbrantes, Pedro-
dc.date.accessioned2009-03-03T12:52:03Z-
dc.date.available2009-03-03T12:52:03Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-06pt-PT
dc.identifier.citationABRANTES, Pedro - Os muros da escola: as distâncias e as transições entre ciclos de ensino [Em linha]. Lisboa, Portugal : ISCTE. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1268>. ISBN 978-989-8154-49-1pt-PT
dc.identifier.isbn978-989-8154-49-1pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1268-
dc.description.abstractA partir de um estudo sociológico, de cariz teórico-empírico, procura-se demonstrar como a distância entre ciclos do ensino básico, em Portugal, constitui um elemento central dos processos de individualização, de exclusão social e de regulação sistémica, no quadro da modernidade. Para isso, recorreu-se a um quadro teórico no qual se cruzam diferentes escolas teóricas, em diálogo permanente com um aparelho de observação empírica, capaz de captar as várias escalas em que se desenrola o fenómeno, desde a estruturação dos sistemas educativos a um jogo local de interacção entre professores, alunos e pais, moldado por um contexto estrutural e cultural específico. Assim, desenvolveu uma pesquisa de terreno em cinco escolas situadas num bairro histórico de Lisboa, incluindo a aplicação de questionários, entrevistas e observação directa, bem como uma análise de documentos, estatísticas e histórias de vida que permitisse colocar a questão numa maior amplitude espacial e temporal. A comparação internacional foi também valorizada, a partir de uma análise semelhante realizada no centro de Madrid e, de um modo mais genérico, da exploração de documentos e estatísticas sobre outros sistemas educativos europeus.pt-PT
dc.description.abstractBased on a sociological study, merging theoretical and empirical work, this thesis aims to show the existence of a symbolic distance among the different stages of basic education, in Portugal, which constitutes a central element for the processes of individualization, social exclusion and systemic regulation, in the core of modernity. With this purpose, a theoretical frame was developed, including data from different schools, permanently linked to an empirical observation apparatus, able to explore different scales, from the structuration of educational systems to the local interaction settings, composed by teachers, students and parents, framed by a specific structural and cultural context. Thus, a field research was developed in five schools located in an historical neighborhood, in Lisbon, including the implementation of a survey, interviews and direct observation, as well as the analysis of documents, statistics and life stories, enabling a temporal and spatial wider perspective of the phenomenon. International comparison was also highly valued, based on a similar research taking place in Madrid city center as well as documental and statistical exploration on other European educational systems.pt-PT
dc.format.extent2615721 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjecteducaçãopt-PT
dc.subjecttransiçõespt-PT
dc.subjectexclusãopt-PT
dc.subjectindividualizaçãopt-PT
dc.subjecteducationpt-PT
dc.subjecttransitionspt-PT
dc.subjectexclusionpt-PT
dc.subjectindividualizationpt-PT
dc.titleOs muros da escola: as distâncias e as transições entre ciclos de ensinopt-PT
dc.typedoctoralThesis-
dc.identifier.tid101181124-
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologia-
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