Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/12622
Author(s): Pernet, Sabine
Advisor: Amaro, Rogério Roque
Date: 20-Dec-2016
Title: Empreendedorismo e capacitação em meio rural: estudo de caso no Togo
Reference: PERNET, Sabine - Empreendedorismo e capacitação em meio rural: estudo de caso no Togo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12622>.
Keywords: Desenvolvimento local
Empowerment
Educação
Empreendedorismo
Participação social
Local development,
Popular education
Entrepreneurship
Abstract: Hoje em dia, o trabalho é um componente essencial do bem-estar das populações. A remuneração de uma atividade profissional dá acesso aos bens de primeira necessidade e assume um papel crucial na construção da identidade social do indivíduo. Nos países em desenvolvimento e especialmente nas zonas rurais, as oportunidades económicas são raras, contribuindo para o aparecimento do trabalho informal. Para criar um negócio ou melhorar a produtividade de uma atividade geradora de rendimentos, os indivíduos precisam de um investimento financeiro. Infelizmente, o acesso ao crédito bancário está comprometido pelas condições de empréstimo. A partir destas constatações, decidimos implementar um programa de empreendedorismo e crédito solidário numa zona rural no Togo para entender quais as condições inerentes a este tipo de projeto de desenvolvimento local. Construímos o nosso plano de ação respeitando os princípios de educação popular e de empowerment. Assim, colocámos a hipótese de que os membros de uma comunidade têm de optimizar os seus conhecimentos e, atuando coletivamente, podem melhorar as suas condições de vida.
Nowadays, having a job is an essential component for the well being of a population. Economic self-sufficiency and work gives the individual access to the basic needs in life, but also provides the individual with a crucial role to play in the whole of the economic structure and thus helps one build their own social identity. Economic opportunities are scarce in rural areas of developing countries.To create a business or to especially improve the productivity of any activity that expects revenues, individuals need a financial investment. Unfortunately, it is very hard to get a bank credit due to loans’ requirements. We built our action plan based on principles of popular education and empowerment. Thus, we suggest that the members of a community have to optimize their knowledge and, together, own the power to make their lives better.
Degree: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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