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http://hdl.handle.net/10071/12620
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Title: Prevalência e tipologia de bullying em contexto escolar: relação com o sucesso escolar e o bem-estar.
Authors: Mota, Ana Filipa Dos Santos
Orientador: Raimundo, Raquel Catarina Proença
Rodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges
Keywords: Bullying
Sucesso escolar
Bem-estar
Avaliação
Prevenção de conflitos
Intervenção social
Modelo Bioecológico do Desenvolvimento
Avaliação diagnóstico
Bioecological Model of Human Development
Diagnosis evaluation
Intervention
Prevention
Issue Date: 2016
Citation: MOTA, Ana Filipa Dos Santos - Prevalência e tipologia de bullying em contexto escolar: relação com o sucesso escolar e o bem-estar[Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12620>.
Abstract: A manifestação do bullying é evidente no contexto escolar, carecendo constantemente de melhorias nas estratégias utilizadas para o seu combate e formas de o identificar. O presente estudo é um Diagnóstico de Avaliação do Bullying que pretende compreender a sua prevalência e tipologia num agrupamento de escolas, assim como, a sua relação entre o bem-estar e o sucesso escolar, e as estratégias de prevenção e intervenção já realizadas neste agrupamento, tendo por base a perspetiva teórica correspondente ao Modelo Bioecológico de Brofenbrenner. Desta forma, realizaram-se dois estudos no Agrupamento. No primeiro estudo participaram 216 alunos do 2º ao 6º ano de escolaridade, que responderam ao questionário de autorrelato de Dan Olweus (1989) adaptado para a população portuguesa por Pereira e Tomás (1994) e citado em Pereira (2008), juntamente com a escala de bem-estar KID SCREEN-27 parcialmente acrescentada. No segundo estudo foram entrevistadas 5 elementos chave na comunidade (docentes; técnicas superiores do GAAF), com vista a identificação das principais estratégias de prevenção e intervenção no Agrupamento. Os resultados obtidos permitem verificar uma prevalência de 19,9% vítimas, 14,4% agressores,17,4% vítimas-agressivas. A tipologia de bullying que mais se destaca é o verbal, sem distinção entre os ciclos de escolaridade. Através da análise qualitativa das entrevistas, sobressaíram as estratégias dentro do Agrupamento de intervenção e prevenção como a promoção de competências pessoais e sociais; oficina de mediação de conflitos; mediadores de pátio; e protocolos em vigor com Escola Segura. Encontrámos evidências que apontam para a necessidade de novas estratégias de intervenção e prevenção, principalmente no primeiro ciclo de escolaridade onde o Bullying apresenta maior prevalência
The manifestation of Bullying is evident in the school context, constantly lacking improvements in the strategies used to identify and fight it. The present study is a Bullying Evaluation Diagnosis that intends to understand its prevalence and type in a group of schools, its relation between school well-being and success and the strategies of prevention and intervention already carried out in these context. This was an investigation based on the corresponding theoretical perspective of Brofenbrenner Bioecological Model. In this way, two studies were carried out in these Group of Schools. In the first study, 216 students from 2nd to 6th grade, participated, answering a self-report questionnaire by Dan Olweus (1989), adapted to the Portuguese population by Pereira and Tomás (1994), quoted in Pereira (2008), along with the scale of well-being KID SCREEN-27 that was partially added. In the second study, 5 interviews were made with key community elements (teachers and superior technicians of the GAAF), in order to identify the main strategies of prevention and intervention in these schools. The results obtained showed a predominance of 19,9 % victims, 14,4 % aggressors and 17,4 % aggressive-victims. The type of bullying that stands out the most is the verbal one, with no distinction between education cycles. Through qualitative analysis of interviews, strategies of intervention and prevention in the Group of Schools like the promotion of personal and social competences; workshop of mediation of conflicts; mediators of patio; and protocols with the program Safe School, were the most referenced. We found evidences that it’s still necessary to implement new strategies of intervention and prevention, mainly in the first cycle schooling where Bullying is more prevalent.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12620
Thesis identifier: 201338448
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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