Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12607
Autoria: Valente, Nelson Alexandre Guedes
Orientação: Arriaga, Patrícia
Alexandre, Joana
Data: 13-Dez-2016
Título próprio: Treino de competências sociais e emocionais para pacientes com o espetro da esquizofrenia e de outras perturbações psicóticas
Referência bibliográfica: VALENTE, Nelson Alexandre Guedes - Treino de competências sociais e emocionais para pacientes com o espetro da esquizofrenia e de outras perturbações psicóticas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12607>.
Palavras-chave: Doença mental
Esquizofrenia
Cognição
Competências
Psicologia das emoções
Schizophrenia spectrum
Social deficits
Emotional skills
Intervention
Resumo: A literatura tem destacado o número significativo de doentes com o Espetro da Esquizofrenia e de outras Perturbações Psicóticas que apresentam défices cognitivos e emocionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar parte de um programa de promoção de competências emocionais em doentes com o diagnóstico de Espetro da Esquizofrenia e de outras Perturbações Psicóticas, o Social Cognition and Interaction Training (SCIT). O estudo envolveu 21 indivíduos com o diagnóstico de Espectro de Esquizofrenia e outras Perturbações Psicóticas, com idades compreendidas entre os 34 e os 51 anos (16 do sexo masculino e cinco do sexo feminino), que foram divididos entre dois grupos: um de intervenção (GI), ao qual foi implementada a primeira parte do SCIT e um grupo de controlo (GC), não exposto à intervenção. Antes da intervenção e da constituição dos grupos, foram medidas as capacidades cognitivas e emocionais dos participantes através da versão Portuguesa da Wechsler Adult Intelligence Scale - Revised – (WAIS-R) (subteste da matriz e de vocabulário) para as capacidades cognitivas e o The Comprehensive Affect Testing System – (CATS) para as emocionais. Sendo que depois da intervenção e para compreender o impacto desta em termos de capacidades emocionais obtidas, só foi aplicada o CATS. Os resultados não indicam diferenças entre ambos os grupos na maioria das competências emocionais avaliadas, verificando-se não terem ocorrido alterações significativas entre as duas fases de avaliação (pré-teste e pós-intervenção). Estes resultados podem estar relacionados com o pouco tempo de implementação da primeira parte do programa de intervenção e com o fato de apenas a primeira parte ter sido implementada. Seria importante em estudos futuros a implementação mais alargada e completa do SCIT para uma mais adequada avaliação da sua eficácia. Considera-se a promoção de competências cognitivas e emocionais na área da saúde mental importante para as populações que sofrem de doença mental grave.
The literature has revealed a significant number of patients with the Spectrum of Schizophrenia and other Psychotic disorders with cognitive deficits and emotional skills in patients with a diagnosis of Spectrum of Schizophrenia and other Psychotic disorders, the Social Cognition and interaction Training (SCIT). The study involved 21 subjects with a diagnosis of Schizophrenia Spectrum and other Psychotic disorders with aged between 34 and 51 years (16 males and five females) were divided into two groups: the use of a intervention group (IG), which has implemented the first part of SCIT and control group (CG), were measured cognitive and emotional skills of the participants through the Portuguese version of the Wechsler Adult Intelligence Scale - Revised - (WAIS-R) (subtest matrix and vocabulary) to cognitive abilities and The Comprehensive Affect Testing System – (CATS) for emotional. CATS was also applied to the post test to check the impact of the intervention. The results indicate no differences between both groups in most of the evaluated competencies and emotional, verifying not have been significant changes between the two stages of evaluation (pre test and post intervention). The results may be related to the short time of implementation of the first part of the intervention program and the fact that only the first part was implemented. It would be important for future studies to effectiveness. It is considered the promotion of cognitive competencies and emotional important in the area of mental health for the people suffering from severe mental illness.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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