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http://hdl.handle.net/10071/12571
Author(s): | Tavares, Inês Santos |
Advisor: | Capucha, Luís |
Date: | 5-Dec-2016 |
Title: | A relação entre atividades extracurriculares de teatro e o desempenho escolar |
Reference: | Tavares, I. S. (2016). A relação entre atividades extracurriculares de teatro e o desempenho escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/12571 |
Keywords: | Avaliação do desempenho escolar -- Assessment of school performance Educação extra-escolar -- Out-of-school education Teatro -- Theater Desigualdade social -- Social inequality Representações sociais -- Social representations Reprodução social -- Social reproduction Habitus Capital cultural -- Cultural capital |
Abstract: | Partindo do dado adquirido do património sociológico de que a escola contribui
para a reprodução social, pretende-se explorar a relação entre as atividades extracurriculares
de teatro e o desempenho escolar, análise fundamentada em quatro principais conceitos: o
habitus, o capital cultural, as desigualdades sociais e as representações sociais.
A operacionalização do trabalho recorreu a um estudo de caso centrado nos alunos
que frequentam as atividades extracurriculares de teatro na Escola Pedro Jacques Magalhães,
de forma a recolher informação para analisar a problemática. A atividade em estudo é
gratuita e oferecida pela escola na escola, o que potencia ultrapassar a eventual barreira
económica da entrada neste tipo de atividades extracurriculares. Contudo, verifica-se que as
condicionantes sociais e culturais estão presentes na materialização das escolhas pela (não)
frequência destas atividades.
Na exploração do tema, foram utilizadas as técnicas de inquérito, entrevista e
observação, para além da análise bibliográfica e da análise documental, optando-se,
portanto, pela adoção de metodologias mistas Assuming that school contributes to social reproduction, we intend to explore the relationship stablished between theatre extracurricular activities and educational performance, an analysis that will be founded on four main concepts: habitus, cultural capital, social inequalities, and social representations. In order to do this, we have studied a case study that focused on students who attend theatre extracurricular activities at Escola Pedro Jacques Magalhães, in order to gather data to analyze the issue. The studied activity is free and offered by the school at the school, which boosts the eventual economical barrier that may exist in this kind of extracurricular activities. However, we see that there are social and cultural constraints as far as (not) deciding to attend this activities is concerned. When doing this work, we have used the survey, interview and observation techniques, besides bibliographical and documental analysis. Therefore, we have decided to use mixed methodologies. |
Degree: | Mestrado em Sociologia |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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