Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/12566
Author(s): | Bandeira, João Carlos Barbosa |
Advisor: | Amaro, Rogério Roque |
Date: | 28-Nov-2016 |
Title: | A escola como ator de desenvolvimento local |
Reference: | Bandeira, J. C. B. (2016). A escola como ator de desenvolvimento local [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/12566 |
Keywords: | Desenvolvimento local -- Local development Parceria educativa -- Educational partnership Escola Ensino secundário Partenariado -- Partnership Holistic analisys Educação -- Education School territorization |
Abstract: | A presente dissertação corresponde a um dos requisitos para obtenção do grau de mestre em
Estudos de Desenvolvimento, Ramo Diversidades Locais Desafios Mundiais.
Correspondendo a dissertação a um estudo de caso, esta foca-se num local situado no município
da Amadora, pretendendo-se com a mesma verificar de que forma pode a escola secundária do
local, promover e participar num processo de desenvolvimento local, envolvendo a comunidade
escolar no referido processo. Assim, afigura-se como objetivo geral, da dissertação, verificar de
que modo a escola pode ser um ator de desenvolvimento local através da mobilização da
comunidade escolar, a partir da sua atuação pedagógica e do estabelecimento de parcerias com
a administração local e a sociedade civil local, de forma a verificar o modo como a comunidade
escolar está disponível para fazer a ponte entre a escola e o local, o modo como a escola pode
mobilizar a comunidade local para o desenvolvimento local e o modo como os atores locais
procuram estabelecer ou aprofundar as relações com a escola e promover o desenvolvimento
local.
Uma vez que a presente dissertação incide particularmente sobre o local, a sua relação com a
escola e o desenvolvimento local, foi definido um conjunto de metodologias (análise documental,
a entrevista semi-estruturada, o tratamento estatístico de informação recolhida através de
inquéritos e a observação participante), para que através do cruzamento da informação recolhida
a partir das metodologias, se possa verificar da forma mais fiel possível os fenómenos e
realidades locais, escolares e da relação escola – local. This dissertation is an essential part for the attainment of a Master's degree in Development Studies – Local Diversities and Global Challenges. Since this dissertation is a case study, it is studied in a local, in Amadora (Lisbon suburb). With this study we want understand how can the high school encourage and participate in a local development process, and mobilize the school community. In order to answer this investigation question, several goals were defined: to verify the way a school can be a local development actor, mobilizing the school community using pedagogical practices, and making partnerships agreements with local civil society and at the same time, understand how local actors search for school support to make local development occur. For a good description of local reality, and the relation between school and local community, in this dissertation multiple methodologies were used like documental analisys, interviews, statistical analisys and participant observation. |
Degree: | Mestrado em Estudos de Desenvolvimento |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_joao_barbosa_bandeira.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.