Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12555
Autoria: Carvalho, Mariana Gravelho de
Orientação: Passos, Ana Margarida
Data: 2-Dez-2016
Título próprio: The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector
Referência bibliográfica: CARVALHO, Mariana Gravelho de - The effect of teamwork engagement on team learning and team adaptation in tourism sector [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12555>.
Palavras-chave: Trabalho de equipa
Aprendizagem organizacional
Processo de aprendizagem
Desempenho organizacional
Teamwork engagement
Team effectiveness
Team learning
Team adaptation
Learning processes
Team adaptive performance
Hostels
Adaptation mechanisms
Resumo: O objetivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto do teamwork engagement, enquanto fator contextual de natureza afetiva e motivacional, em duas dimensões de eficácia em equipa (aprendizagem em equipa e adaptação em equipa). Colocou-se a hipótese de que a relação entre a aprendizagem em equipa e adaptação em equipa era moderada pelo teamwork engagement e que a adaptação em equipa era mediadora da relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa. Participaram neste estudo 23 equipas (99 indivíduos). Estes estavam inseridos em diferentes unidades de hostels na Área Metropolitana de Lisboa. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência direta dos processos de aprendizagem na adaptação em equipa, tal como do desempenho adaptativo das equipas na eficácia. Os resultados não suportaram a hipótese do papel moderador do teamwork engagement na relação entre aprendizagem em equipa e adaptação em equipa. Contudo, a hipótese relacionada com o efeito de mediação da adaptação em equipa na relação entre a aprendizagem em equipa e eficácia em equipa foi confirmada. Portanto, estes resultados refletem a importância do trabalho em equipa, em particular dos mecanismos de adaptação e processos de aprendizagem na eficácia em equipa, mas não dos estados emergentes afetivos.
This study aimed to evaluate the impact of teamwork engagement, as an affective and motivational contextual factor, on two dimensions of team effectiveness (team learning and team adaptation). We hypothesized that the relationship between team learning and team adaptation is moderated by teamwork engagement and the team adaptation is a mediator of the relationship between team learning and team effectiveness. A total of 23 teams (99 individuals) participated in this study. All teams were part of different hostels at Lisbon Metropolitan Area. Globally, the results supported the hypotheses concerning the direct influence of learning processes on team adaptation, as the team adaptive performance on effectiveness. The results did not support the hypothesis of the moderation role of teamwork engagement on the relationship between team learning and team adaptation. However, the hypothesis related to the mediation effect of team adaptation on the relationship between team learning and team effectiveness was confirmed. Therefore, these results reflect the importance of teamwork, in particularly the adaptation mechanisms and learning processes on team effectiveness, but not of the affective emergent states.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2016_ECSH_DPSO_Dissertacao_Mariana_Carvalho.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.