Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12548
Autoria: Freitas, Carolina Raquel Faria
Orientação: Ferreira, Jorge Manuel Leitão
Data: 24-Out-2016
Título próprio: Serviço social na empresa: fundamentos, propósitos e contributos de uma prática em expansão no século XXI
Referência bibliográfica: FREITAS, Carolina Raquel Faria - Serviço social na empresa: fundamentos, propósitos e contributos de uma prática em expansão no século XXI [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12548>.
Palavras-chave: Serviço social
Empresa
Bem-estar
Produtividade
Política social
Social Work
Company
Well-being
Productivity
Social corporate politics
Resumo: Serviço Social na empresa constitui o título da presente investigação que, para além da caraterização da prática profissional dos assistentes sociais nas empresas, com base nos seus fundamentos, objetivos, funções e contexto de intervenção, apresenta as suas mais-valias para uma empresa. Consiste num estudo exploratório, com uma metodologia qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados entrevistas a assistentes sociais e suas chefias, bem como a realização de análise documental de documentos institucionais orientadores da prática. Enquanto técnica de análise e tratamento dos dados, utilizámos a análise de conteúdo. Concluímos que, o Serviço Social na empresa, surge baseado em fundamentos sócio-políticos de responsabilidade social interna empresarial e interdependência entre bem-estar e desempenho profissional, produzindo uma resposta social alternativa na resolução de problemas de envolvente social com impacto laboral e/ou problemas de envolvente laboral com impacto no pessoal/social. Verificámos que, o Serviço Social na empresa atua num campo de bem-estar social e social-laboral, na conciliação da vida familiar e profissional, tendo como contributos para a empresa o desenvolvimento de políticas e objetivos de Recursos Humanos, eliminação de fatores de impacto negativo, contribuindo positivamente para a produtividade e sustentabilidade da empresa e na consecução dos objetivos económicos e sociais da empresa. Identificámos também que, contribui para um clima organizacional saudável e para a satisfação e comprometimento do trabalhador com a empresa. Assim, o assistente social realiza um apoio psicossocial, que tem ganhos para a estratégia social da empresa, promovendo uma dimensão mais humana à empresa, através do desenvolvimento humano e social do trabalhador.
Corporate Social Work constitutes the title of the present investigations, that besides the characterization of the social worker’s professional practices in companies, tanking into account its foundations, objectives, functions and intervention context, it presents their values for a company. It consist in an exploratory study, with a qualitative approach, wit collecting data techniques of interview to social workers and their leaderships, as well as conducting a documental analysis of institutional documents that guide the practice. As analysis and treatment data techniques, we used the content analysis. We conclude that the corporate Social Work, appears based on corporate-political foundations of internal social responsibility, as well as the existent interdependence between well-being and professional performance, supplying an alternative social answer in the resolution of problems of social involvement with labor impacts and the inverse. We verified that de corporate Social Work, acts on the field of social and social-labor well-being, in the conciliation of the family and professional life, with contributes to the company in the development of politics and objectives of Human Resources, elimination of factors with negative impact, positively contributing to the productivity and sustainability of the company and in the attainment of the economical and social strategy and goals of the company. We also identified that it contributes to a healthy organizational climate trough the resolution of problems with social involvement, and the compromising of the employee with the company. Thus we conclude that the social worker produces a psychosocial support that as gains for the social strategy of the company, promoting a more human dimension to the company, trough the worker’s human and social development.
Designação do grau: Mestrado em Serviço Social
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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CD2- Carolina Freitas_Dissertação, sem indice, anexos e bibliografia.docx
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