Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/12475
Author(s): Costa, P.
Lopes, R.
Date: Dec-2016
Title: Dos dois lados do espelho: diálogos com um bairro cultural através da intervenção urbana
Collection title and number: Working Papers
DINÂMIA’CET – IUL
DOI (Digital Object Identifier): 10.15847/dinamiacet-iul.wp.2016.04
Keywords: Abordagens participativas artísticas
Meios criativos
Informalidade
Bairros culturais
Espaço público
Intervenções artísticas informais
Abstract: As intervenções artísticas em bairros culturais podem ser uma boa forma de compreender as múltiplas camadas de usos, codificações e segregações que afectam estes espaços urbanos e que contribuem para a sua vitalidade quotidiana. Da mesma forma, estas intervenções artísticas permitem complementar e testar na prática muitos dos resultados obtidos pelos processos de investigação mais “convencionais” utilizados na pesquisa sobre esses territórios, permitindo um diálogo a diferentes níveis com as comunidades locais, e deslocando o foco das ferramentas conceptuais e analíticas do investigador para o próprio objecto de estudo. Neste artigo, os autores apresentam um conjunto de três intervenções urbanas que desenvolveram no Bairro Alto em Lisboa, durante três anos consecutivos, em articulação com um programa de pesquisa sobre dinâmicas criativas em bairros culturais de diversas cidades, as quais lhes permitiram desenvolver novas heurísticas para a sua pesquisa e aprofundar a reflexão sobre o potencial da intervenção artística na relação com a comunidade e o conhecimento do território. Estas experiências exploraram abordagens participativas baseadas em diferentes disciplinas artísticas, permitindo testar um conjunto de ideias em relação às lógicas de apropriação do espaço, às dinâmicas de liminaridade e de conflito, e à capacidade de vitalização urbana. ABSTRACT Artistic interventions in cultural quarters can be a good way to understand the multiple layers of uses, coding and segregation that affect these urban spaces and that contribute to their everyday vitality. Similarly, these artistic interventions enable us to complement and to test in practice many of the results obtained by more “conventional” research processes used in the study of these territories, allowing a dialogue at different levels with local communities, and shifting the focus of the conceptual and analytical tools from the researcher to the own subject of study. In this article, the authors present a set of three urban interventions that they have developed in Bairro Alto in Lisbon, during three consecutive years, in conjunction with a program of research on creative dynamics in cultural quarters of several cities. This program allowed them to develop new heuristics for their research and to further reflection on the potential of artistic intervention in the relationship with the community and the knowledge of the territory. These experiences explored participatory approaches based on different artistic disciplines, allowing testing a set of ideas in relation to the logics of appropriation of space, to the dynamics of liminality and conflict, and to the capability of urban revitalization. KEYWORDS: Artistic participatory approaches; creative milieus; Informality; Cultural quarters; Public space; Informal artistic interventions
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-WP - Working papers com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DINAMIA_WP_2016-04.pdf2,86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.