Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12469
Autoria: Mata, João José Trocado da
Orientação: Rodrigues, Maria de Lurdes Reis
Carvalho, Helena Maria Barroso
Data: 7-Jan-2016
Título próprio: A igualdade e a desigualdade na educação em Portugal
Referência bibliográfica: Mata, J. J. T. (2015). A igualdade e a desigualdade na educação em Portugal [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/12469
ISBN: 978-989-8862-52-5
Palavras-chave: Desigualdade social -- Social inequality
Igualdade de oportunidades -- Equal opportunity
Escolarização
Insucesso escolar
Política de educação -- Educational policy
Educational inequalities
Equal opportunities
Inequality of opportunities
Access to the education
School failure
Democratização -- Democratization
Compulsory education
Education policy
Resumo: O estudo mede e analisa a evolução das desigualdades educativas em Portugal nos últimos dois séculos, bem como empreende uma avaliação da igualdade de oportunidades na escolaridade obrigatória nos nossos dias. Os resultados mostram que as desigualdades de acesso à escola têm vindo a deslocar-se, transmutar-se e a endurecer nas últimas décadas marcadas pela expansão do ensino e pelo alargamento das bases do conceito de igualdade. A investigação permite também afirmar que o sistema educativo não proporciona actualmente igualdade de oportunidades de desempenho escolar. As conclusões apresentadas constituem um convite para repensar a igualdade de oportunidades, as políticas públicas de educação e a relação estabelecida entre as desigualdades sociais e as desigualdades educativas.
This research analyzes the evolution of educational inequalities in Portugal in the last two centuries, and undertakes an assessment of the equality of educational opportunities within compulsory education in the present. The results show that the enrolment inequalities have been dislocated, transmuted and hardened as part of the expansion of the education system in the last sixty years. The findings also show that the national education system does not provide equal opportunities for educational achievement and constitute an invitation to rethink the equality of opportunities, the public policies in education and the relation between social and educational inequalities.
Designação do grau: Doutoramento em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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