Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/12431
Author(s): Carabineiro, Márcia Helena
Advisor: Vieira, Jorge Samuel Pinto
Date: 15-Nov-2016
Title: A apropriação do graffiti por parte das marcas: a perspetiva dos graffiters em análise
Reference: CARABINEIRO, Márcia Helena - A apropriação do graffiti por parte das marcas: a perspetiva dos graffiters em análise [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12431>.
Keywords: Grafitti
Cultura urbana
Marca comercial
Publicidade
Graffiters
Street art
Appropriation
Brands
Advertising
Abstract: Praticada por uma camada maioritariamente jovem, o graffiti é uma forma de expressão que acompanha a sociedade desde o início dos anos 70. A sua criação deveu-se sobretudo à necessidade de grupos urbanos marcarem a sua presença nas grandes cidades, fazendo-se ouvir neste contexto. Estando a sua origem intrinsecamente ligada às ruas e à ilegalidade, têm-se vindo a registar, nas últimas décadas, uma crescente aproximação entre o graffiti e determinadas entidades comerciais, como é o caso das marcas, levando consequentemente à parcial integração do graffiti na cultura mainstream. Tendo em conta a índole anti-comercial e anti-marca que o graffiti desde início assumiu, esta investigação foi desenvolvida com o objetivo de dar a conhecer a perspetiva dos graffiters, no que a esta realidade de convergência entre duas realidades aparentemente antagónicas concerne. Para a obtenção da informação necessária ser exequível, optou-se por uma metodologia de tipo qualitativo, recorrendo à realização de dez entrevistas, sendo, que na maioria delas, foi perceptível que, de forma crescente, a convergência entre graffiti e marcas ocorre devido à necessidade de autossustentação dos artistas. É igualmente notório, que apesar de cederem a desenvolver projetos com marcas, os jovens graffiters continuam a pintar na rua, sendo inclusive o seu modo de atuar de eleição.
Mostly practised by a young layer, graffiti is a way of expression existent in our society since the early 70s. Its creation was mainly due to the need of urban youth groups to mark their presence in the city, and ensure that their voice was heard. Being its origin intrinsically linked to the streets and lawlessness, it is notorious that in the latest decades there has been a growing rapprochement between graffiti and certain commercial entities, such as brands, leading consequently to the partial integration of graffiti in the mainstream culture. Having regard to the anti-commercial and anti-brand nature that graffiti had assumed from its beginning, this research was developed in order to make known the perspective of graffiters, about this reality of convergence between two apparently conflicting realities. To be able to reach the necessary information, a qualitative methodology was conducted, evolving ten interviews, being noticeable in most of that, increasingly, the convergence between graffiti and brands is happening due to the need of artists to self-support. It is also noticeable that, despite accepting to develop projects with brands, the young graffiters continue to paint on the street, being this their favourite way of painting.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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