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dc.contributor.authorLahire, Bernard-
dc.date.accessioned2009-02-06T12:42:26Z-
dc.date.available2009-02-06T12:42:26Z-
dc.date.issued2008-01-
dc.identifier.issn0873-6529pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1211-
dc.description.abstractQuando consideramos as práticas e as preferências culturais do ponto de vista da variação intra-individual dos comportamentos, chegamos a uma imagem do mundo social que não descura as singularidades individuais e evita a caricatura cultural dos grupos sociais. O principal facto que então sobressai é o de a fronteira entre a “legitimidade cultural” e a “ilegitimidade cultural” não separar apenas as diferentes classes sociais, mas também as diferentes práticas e preferências culturais dos mesmos indivíduos, em todas as classes. Sem pôr em causa a existência de desigualdades sociais perante as formas culturais mais legítimas, uma tal perspectiva permite pôr em evidência a elevada frequência estatística de perfis culturais individuais compostos por elementos heterogéneos ou dissonantes. Regressando às condições sócio-históricas de produção de perfis culturais heterogéneos, podemos retirar as consequências destas frequentes dissonâncias culturais do ponto de vista da interpretação das funções sociais da cultura e sublinhar o interesse do estudo das variações intra-individuais dos comportamentos no quadro de uma sociologia da pluralidade disposicional e contextual.pt-PT
dc.description.abstractWhen we consider cultural practices and preferences in the light of intra-individual variation in behaviour,we arrive at an image of the social world that does not neglect individual singularities and avoids a cultural caricature of social groups. The principal fact that then stands out is that the frontier between “cultural legitimacy” and “cultural illegitimacy” not only separates the different social classes but also the different cultural practices and preferences of the same individuals, in all classes. Without putting into question the existence of social inequalities with regard to more legitimate cultural forms, this perspective allows us to demonstrate the high statistical frequency of individual cultural profiles composed of heterogeneous and dissonant elements. When we revert to the socio-historical conditions of the production of heterogeneous cultural profiles, we can draw the consequences of these frequent cultural discrepancies from the viewpoint of the interpretation of the social functions of culture and emphasize the interest of the study of intra-individual variations in behaviour within the framework of a sociology of dispositional and contextual plurality.pt-PT
dc.description.abstractEn envisageant les pratiques et les préférences culturelles sous l’angle de la variation intra-individuelle des comportements, on aboutit à un tableau du monde social qui ne néglige pas les singularités individuelles et évite la caricature culturelle des groupes sociaux. Le fait central qui apparaît alors est que la frontière entre la “légitimité culturelle” et l’"illégitimité culturelle" ne sépare pas seulement les différentes classes sociales, mais partage les différentes pratiques et préférences culturelles des mêmes individus, dans toutes les classes. Sans remettre en cause l’existence d’inégalités sociales devant les formes culturelles les plus légitimes, un tel point de vue de connaissance permet de mettre en évidence la forte fréquence statistique des profils culturels individuels composés d’éléments hétérogènes ou dissonants. Après être revenu sur les conditions socio-historiques de production de profils culturels hétérogènes, on peut tirer les conséquences de ces fréquentes dissonances culturelles du point de vue de l’interprétation des fonctions sociales de la culture et souligner l’intérêt de l’étude des variations intra-individuelles des comportements dans le cadre d’une sociologie de la pluralité dispositionnelle et contextuelle.pt-PT
dc.description.abstractCuando consideramos los hábitos y la preferencia cultural desde el punto de vista de la variable intra-individual del comportamiento, llegamos a una imagen del mundo social que no ignora la singularidad de los individuos, y evita la caricatura cultural de los grupos sociales. El hecho principal que se destaca, es el de la frontera entre la “legitimidad cultural” y la “ilegitimidad cultural” no es sólo separar las diferentes clases sociales, sino también los diferentes hábitos y preferencias culturales de los propios individuos, en todas las clases. Sin poner en causa la existencia de desigualdad social frente a las formas culturales más legítimas, esa perspectiva permite poner en evidencia la elevada frecuencia estadística de perfiles culturales individuales compuestos por elementos heterogéneos o disonantes. Cuando revertimos las condiciones socio-históricas de elaboración de perfiles culturales heterogéneos, podemos retirar las consecuencias de estas frecuentes disonancias culturales desde el punto de vista de la interpretación de la función social de la cultura y subrayar el interés del estudio de las variantes intra-individuales del comportamiento, en el marco de una sociología de la pluralidad contextual, en todos sus aspectos.pt-PT
dc.format.extent447098 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.publisherCIES-ISCTE / CELTApt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectperfis individuais heterogéneospt-PT
dc.subjectdissonâncias culturaispt-PT
dc.subjectlegitimidade culturalpt-PT
dc.subjectindividual heterogeneous profilespt-PT
dc.subjectcultural discrepanciespt-PT
dc.subjectcultural legitimacypt-PT
dc.titleIndivíduo e misturas de géneros: dissonâncias culturais e distinção de sipt-PT
dc.typearticle-
dc.pagination11-36pt-PT
dc.publicationstatusPublicadopt-PT
dc.peerreviewedSimpt-PT
dc.journalSociologia, Problemas e Práticaspt-PT
dc.distributionNacionalpt-PT
dc.number56pt-PT
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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