Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/12075
Author(s): Simão, Inês Mendes
Advisor: Reis, Maria José
Date: 2015
Title: Elaboração de balanced scorecard para uma empresa de engenharia
Reference: SIMÃO, Inês Mendes - Elaboração de balanced scorecard para uma empresa de engenharia [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12075>.
Keywords: Gestão
Balanced Scorecard
Empresa de serviços
Engenharia
Estratégia empresarial
Metodologia ABC
Management
Strategic management
Service profissional firm
Engineering
ABC Strategy
Abstract: Pretende-se construir um Balanced Scorecard para acompanhar a implementação da nova estratégia e a promoção do alinhamento interno de uma empresa de serviços profissionais na área da engenharia. Ouvida a gestão para melhor compreender as suas necessidades, o estudo percorre o funcionamento da empresa, estruturas adjacentes e explora o seu ciclo de negócio e de criação de valor para a compreender aprofundadamente. Seguindo as indicações dos mentores Kaplan e Norton, é elaborado o mapa estratégico em linha com a missão, visão e estratégia da empresa e explicados os diversos objetivos estratégicos e relações de causa-efeito que os ligam. Enquadrados nas quatro perspetivas, os objetivos são posteriormente desdobrados em indicadores, metas, iniciativas, pesos relativos e periodicidade de medida para uma aplicação prática do instrumento que visa acompanhar, passo a passo, a implementação da nova estratégia da ABC. Por fim são apresentadas algumas indicações relativas à implementação deste Balanced Scorecard e as conclusões do caso.
The aim is to develop a Balanced Scorecard that supports the implementation of the new strategy and promotes the internal alignment of a service professional firm within the area of engineering. After consulting the top managers to better understand their needs, this study gives an overview of the company, its structures and explores the business cycle and value creation cycle in order to fully understand it. Aligned with Kaplan and Norton’s guidelines, the strategic map is developed according to the company's mission, vision and strategy and the different strategic objectives are explained, as well as the cause-effect relations that link them. Framed within four perspectives, the objectives are later sub divided into measures, targets, initiatives, relative weights and measure frequency for a practical use of the instrument that aims to follow up, step by step, the implementation of the new ABC strategy. Finally, some guidelines regarding the implementation of this Balanced Scorecard and the conclusions are presented
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Ines Simao.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.