Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12075
Autoria: Simão, Inês Mendes
Orientação: Reis, Maria José
Data: 2015
Título próprio: Elaboração de balanced scorecard para uma empresa de engenharia
Referência bibliográfica: SIMÃO, Inês Mendes - Elaboração de balanced scorecard para uma empresa de engenharia [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12075>.
Palavras-chave: Gestão
Balanced Scorecard
Empresa de serviços
Engenharia
Estratégia empresarial
Metodologia ABC
Management
Strategic management
Service profissional firm
Engineering
ABC Strategy
Resumo: Pretende-se construir um Balanced Scorecard para acompanhar a implementação da nova estratégia e a promoção do alinhamento interno de uma empresa de serviços profissionais na área da engenharia. Ouvida a gestão para melhor compreender as suas necessidades, o estudo percorre o funcionamento da empresa, estruturas adjacentes e explora o seu ciclo de negócio e de criação de valor para a compreender aprofundadamente. Seguindo as indicações dos mentores Kaplan e Norton, é elaborado o mapa estratégico em linha com a missão, visão e estratégia da empresa e explicados os diversos objetivos estratégicos e relações de causa-efeito que os ligam. Enquadrados nas quatro perspetivas, os objetivos são posteriormente desdobrados em indicadores, metas, iniciativas, pesos relativos e periodicidade de medida para uma aplicação prática do instrumento que visa acompanhar, passo a passo, a implementação da nova estratégia da ABC. Por fim são apresentadas algumas indicações relativas à implementação deste Balanced Scorecard e as conclusões do caso.
The aim is to develop a Balanced Scorecard that supports the implementation of the new strategy and promotes the internal alignment of a service professional firm within the area of engineering. After consulting the top managers to better understand their needs, this study gives an overview of the company, its structures and explores the business cycle and value creation cycle in order to fully understand it. Aligned with Kaplan and Norton’s guidelines, the strategic map is developed according to the company's mission, vision and strategy and the different strategic objectives are explained, as well as the cause-effect relations that link them. Framed within four perspectives, the objectives are later sub divided into measures, targets, initiatives, relative weights and measure frequency for a practical use of the instrument that aims to follow up, step by step, the implementation of the new ABC strategy. Finally, some guidelines regarding the implementation of this Balanced Scorecard and the conclusions are presented
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Ines Simao.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.