Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11992
Autoria: | Madeira da Silva, T. |
Data: | 2015 |
Título próprio: | A hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquitetura |
Volume: | 11 |
Número: | 2 |
Paginação: | 93 - 103 |
ISSN: | 1808-5741 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.4013/arq.2015.112.04 |
Palavras-chave: | Hermenêutica Arquitetura Urbanismo Ensino do projecto Reabilitação urbana |
Resumo: | Este artigo expõe o modo como se configura e sensibiliza a questão da valorização do património arquitetónico no ensino de Arquitetura desenvolvida no 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Tendo como ideia de património a herança coletiva que engloba os conceitos de cultura e memória, a experiência de ensino é o local apropriado para o debate informado acerca dos valores patrimoniais que passam de geração em geração. Este artigo cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, a valorização do património como pertencente aos campos organizacional, técnico e artístico com as conceções de “consciência histórica” e “tradição” provenientes da filosofia hermenêutica na pessoa de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), de modo a proporcionar novos resultados em relação às abordagens tradicionais. Em termos metodológicos, o que se pretende, com os exercícios propostos, é fazer ressaltar nos estudantes um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo. Os resultados obtidos mostram-nos que os estudantes equacionam o património através de formas de atuação que incluem o restauro e a reabilitação de objetos (edifícios), mas também através de propostas onde a organização e elaboração de programas articulados entre si, tendo em conta as pessoas, a paisagem e a cultura no presente, são conceitos integrados nos projetos. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
8192_38480_2_PB.pdf | Versão Editora | 3,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.