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http://hdl.handle.net/10071/11992
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Madeira da Silva, T. | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T11:21:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T11:21:26Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 1808-5741 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/11992 | - |
dc.description.abstract | Este artigo expõe o modo como se configura e sensibiliza a questão da valorização do património arquitetónico no ensino de Arquitetura desenvolvida no 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Tendo como ideia de património a herança coletiva que engloba os conceitos de cultura e memória, a experiência de ensino é o local apropriado para o debate informado acerca dos valores patrimoniais que passam de geração em geração. Este artigo cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, a valorização do património como pertencente aos campos organizacional, técnico e artístico com as conceções de “consciência histórica” e “tradição” provenientes da filosofia hermenêutica na pessoa de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), de modo a proporcionar novos resultados em relação às abordagens tradicionais. Em termos metodológicos, o que se pretende, com os exercícios propostos, é fazer ressaltar nos estudantes um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo. Os resultados obtidos mostram-nos que os estudantes equacionam o património através de formas de atuação que incluem o restauro e a reabilitação de objetos (edifícios), mas também através de propostas onde a organização e elaboração de programas articulados entre si, tendo em conta as pessoas, a paisagem e a cultura no presente, são conceitos integrados nos projetos. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Hermenêutica | por |
dc.subject | Arquitetura | por |
dc.subject | Urbanismo | por |
dc.subject | Ensino do projecto | por |
dc.subject | Reabilitação urbana | por |
dc.title | A hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquitetura | por |
dc.title.alternative | Gadamer’s hermeneutics and the practice of design in architectural education | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 93 - 103 | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Arquiteturarevista | - |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 11 | - |
dc.number | 2 | - |
degois.publication.firstPage | 93 | - |
degois.publication.lastPage | 103 | - |
degois.publication.issue | 2 | - |
degois.publication.title | A hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquitetura | por |
dc.date.updated | 2019-05-16T13:03:17Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.4013/arq.2015.112.04 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-29836 | - |
iscte.alternateIdentifiers.wos | WOS:000384913900004 | - |
iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-84964311372 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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