Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11992
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMadeira da Silva, T.-
dc.date.accessioned2016-10-25T11:21:26Z-
dc.date.available2016-10-25T11:21:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1808-5741-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11992-
dc.description.abstractEste artigo expõe o modo como se configura e sensibiliza a questão da valorização do património arquitetónico no ensino de Arquitetura desenvolvida no 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Tendo como ideia de património a herança coletiva que engloba os conceitos de cultura e memória, a experiência de ensino é o local apropriado para o debate informado acerca dos valores patrimoniais que passam de geração em geração. Este artigo cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, a valorização do património como pertencente aos campos organizacional, técnico e artístico com as conceções de “consciência histórica” e “tradição” provenientes da filosofia hermenêutica na pessoa de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), de modo a proporcionar novos resultados em relação às abordagens tradicionais. Em termos metodológicos, o que se pretende, com os exercícios propostos, é fazer ressaltar nos estudantes um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo. Os resultados obtidos mostram-nos que os estudantes equacionam o património através de formas de atuação que incluem o restauro e a reabilitação de objetos (edifícios), mas também através de propostas onde a organização e elaboração de programas articulados entre si, tendo em conta as pessoas, a paisagem e a cultura no presente, são conceitos integrados nos projetos.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectUrbanismopor
dc.subjectEnsino do projectopor
dc.subjectReabilitação urbanapor
dc.titleA hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquiteturapor
dc.title.alternativeGadamer’s hermeneutics and the practice of design in architectural educationen
dc.typearticle-
dc.pagination93 - 103-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalArquiteturarevista-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume11-
dc.number2-
degois.publication.firstPage93-
degois.publication.lastPage103-
degois.publication.issue2-
degois.publication.titleA hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquiteturapor
dc.date.updated2019-05-16T13:03:17Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.4013/arq.2015.112.04-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-29836-
iscte.alternateIdentifiers.wosWOS:000384913900004-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-84964311372-
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8192_38480_2_PB.pdfVersão Editora3,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.