Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11975
Author(s): Silva, Fernanda Isabel Faria da Costa Mak da
Advisor: Suleman, Fátima
Date: 2016
Title: Competências da empregabilidade no setor público: Diferenças e semelhanças entre o NPM e o modelo tradicional
Reference: Silva, F. I. F. C. M. (2016). Competências da empregabilidade no setor público: Diferenças e semelhanças entre o NPM e o modelo tradicional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11975
Keywords: Administração pública -- Public administration
Reforma administrativa -- Administrative reform
Desenvolvimento de competências -- Skills development
Administração pública -- Public administration
Required skills
New Public Management
Abstract: As competências de empregabilidade dos graduados têm atraído uma vasta atenção dos investigadores e dos decisores políticos, mas no setor público revela-se necessário dar continuidade à investigação para identificar quais as competências requeridas. Este setor tem sido objeto de um conjunto de reformas, nomeadamente ao nível da gestão com a finalidade de se aproximar do setor privado. A presente investigação baseia-se num conjunto de dados originais a partir de uma amostra de dirigentes superiores (n = 72) para evidenciar as suas perceções sobre as competências exigidas aos graduados na Administração Pública Portuguesa. Neste contexto, analisamos o conjunto de competências relevantes e estabelecemos a sua associação ao modelo tradicional e ao New Public Management (NPM). A evidência empírica obtida da análise descritiva sugere que os dirigentes superiores consideram três competências mais relevantes, nomeadamente orientação para o serviço público e orientação para os resultados. A análise de dados multivariada apontou para quatro tipos de competências relevantes que nos designámos como organizacionais, estratégicas, de inovação e transversais. Os nossos resultados indicam que os dirigentes superiores do setor público assimilaram os princípios do NPM e, que refletem os mesmos nos requisitos de emprego público. No entanto, os dirigentes superiores sugerem que esses requisitos diferem dos do setor privado. Enquanto a literatura do setor privado refere a exigência das “Soft Skills”, os resultados empíricos dão evidência da importância de competências estratégicas específicas na Administração Pública Portuguesa.
Employability skills of graduates have attracted wide attention of researchers and policy makers but further research is needed to examine the skills required in the public sector. This sector has undergone several reforms, namely management changes to becoming closer to the private sector. This research draws on original dataset from a sample of managers (n = 72) to provide insights on the skills demanded for graduates in the Portuguese public administration. We examine the set of skills that are relevant and associate it with the traditional and New Public Management (NPM). Empirical evidence from descriptive analysis suggests three skills that managers consider most relevant, namely orientation towards public service, orientation towards results. Multivariate data analysis pointed to four types of relevant skills which we labeled as organizational, strategic, innovation, and transversal skills. Our findings indicate that managers of public sector have assimilated the requirements of NPM and translate this in the job requirements. However, managers suggest the requirements differ from private sector. While the literature on private sector reports the demand for soft skills, our findings provide evidence on the importance of specific and strategic skills in Portuguese public administration.
Degree: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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