Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11941
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lázaro, Gilson | - |
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T13:58:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-04T13:58:17Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2015-08-27 | - |
dc.identifier.issn | 2182-7400 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/11941 | - |
dc.description.abstract | O artigo parte do argumento de que, enquanto um conjunto de estilos e formas culturais difundidos mundialmente a partir dos guetos afro-americanos de Nova Iorque dos anos 70 do século XX, o hip-hop obteve, em Angola, uma recepção e apropriação particulares. Para os jovens angolanos simpatizantes, a adaptação à realidade nacional daqueles estilos e formas culturais representou, a despeito do cálculo das consequências, um esforço de actualização e modernização da cultura nacional diante da emergência de um espaço público proporcionada pelo fim do regime monopartidário. Nesse contexto, o “rap de intervenção social”, produzido maioritariamente por jovens pertencentes às camadas sociais subalternas, vem assumindo-se como um instrumento artístico através do qual os rappers aliam a emancipação cultural ao exercício da participação política democrática. | por |
dc.description.abstract | This article has as its starting point the argument that, while a group of styles and cultural forms spread world-wide from the Afro-American ghettos of New York in the 1970’s, hip-hop, in Angola, had a particular reception and appropriation. For the Angolan contemporary youth, the cultural incorporation of those styles and cultural forms to the national reality represented, despite the calculation of the consequences, an effort to update and modernize the national culture on the emergency of a public space provided by the end of the mono monopartisan regime. In this context, the so-called “social intervention rap”, mainly produced by the young from the lower classes, has been assuming itself as an artistic instrument through which rappers combine the cultural emancipation to the exercise of the democratic political participation. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro de Estudos Internacionais | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147298/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Hip-hop | por |
dc.subject | Rap de intervenção social | por |
dc.subject | Angola | por |
dc.title | Hip-hop em Angola: o rap de intervenção social | por |
dc.title.alternative | Hip-hop in Angola: social intervention rap | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 41-67 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | Cadernos de Estudos Africanos | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 31 | por |
degois.publication.firstPage | 41 | por |
degois.publication.lastPage | 67 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Cadernos de Estudos Africanos | por |
Aparece nas coleções: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
n31a03.pdf | 367,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.