Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11941
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLázaro, Gilson-
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo-
dc.date.accessioned2016-10-04T13:58:17Z-
dc.date.available2016-10-04T13:58:17Z-
dc.date.issued2016-10-04-
dc.date.submitted2015-08-27-
dc.identifier.issn2182-7400por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11941-
dc.description.abstractO artigo parte do argumento de que, enquanto um conjunto de estilos e formas culturais difundidos mundialmente a partir dos guetos afro-americanos de Nova Iorque dos anos 70 do século XX, o hip-hop obteve, em Angola, uma recepção e apropriação particulares. Para os jovens angolanos simpatizantes, a adaptação à realidade nacional daqueles estilos e formas culturais representou, a despeito do cálculo das consequências, um esforço de actualização e modernização da cultura nacional diante da emergência de um espaço público proporcionada pelo fim do regime monopartidário. Nesse contexto, o “rap de intervenção social”, produzido maioritariamente por jovens pertencentes às camadas sociais subalternas, vem assumindo-se como um instrumento artístico através do qual os rappers aliam a emancipação cultural ao exercício da participação política democrática.por
dc.description.abstractThis article has as its starting point the argument that, while a group of styles and cultural forms spread world-wide from the Afro-American ghettos of New York in the 1970’s, hip-hop, in Angola, had a particular reception and appropriation. For the Angolan contemporary youth, the cultural incorporation of those styles and cultural forms to the national reality represented, despite the calculation of the consequences, an effort to update and modernize the national culture on the emergency of a public space provided by the end of the mono monopartisan regime. In this context, the so-called “social intervention rap”, mainly produced by the young from the lower classes, has been assuming itself as an artistic instrument through which rappers combine the cultural emancipation to the exercise of the democratic political participation.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Internacionaispor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147298/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHip-hoppor
dc.subjectRap de intervenção socialpor
dc.subjectAngolapor
dc.titleHip-hop em Angola: o rap de intervenção socialpor
dc.title.alternativeHip-hop in Angola: social intervention rappor
dc.typearticle-
dc.pagination41-67por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalCadernos de Estudos Africanospor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number31por
degois.publication.firstPage41por
degois.publication.lastPage67por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleCadernos de Estudos Africanospor
Aparece nas coleções:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
n31a03.pdf367,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.