Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11859
Author(s): Borges, Elton Yannick Delgado dos Reis
Advisor: Jalali, Marjan
Date: 9-Aug-2016
Title: Estratégia competitiva adoptada pela T+ Telecomunicações, S.A. no sector móvel de Cabo Verde
Reference: Borges, E. Y. D. R. (2016). Estratégia competitiva adoptada pela T+ Telecomunicações, S.A. no sector móvel de Cabo Verde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11859
Keywords: Estratégias competitivas
Telecomunicação sem fios -- Wireless telecommunications
Gestão de empresas
Cabo Verde
Competitive strategy
Mobile telecommunication sector
Abstract: O caso de estudo pedagógico que aqui se apresenta, incide sobre o sector das telecomunicações móveis em Cabo Verde, o qual foi monopolizado durante dez anos pela Cabo Verde Móvel, S.A. (“CVMóvel”) – empresa cabo-verdiana pertencente ao Grupo Cabo Verde Telecom e que opera no sector móvel de Cabo Verde. Em 2007, assiste-se a queda do monopólio com a entrada de uma nova operadora móvel, a T+ Telecomunicações, S.A. (“T+”), a qual através das suas estratégias competitivas inovadoras conseguiu obter um enorme reconhecimento e credibilidade junto da população cabo-verdiana, tendo inclusive nos primeiros dois anos de actividade obtido um crescimento de 15% em termos de quota de mercado. Com efeito, o objectivo do caso consiste em perceber qual tem sido a estratégia competitiva adoptada pela T+, e de que modo, esta estratégia permitiu à empresa ter a notoriedade que hoje tem no sector móvel em Cabo Verde. Os dados apresentados no caso têm em conta um conjunto de informações relevantes sobre Cabo Verde, o sector das telecomunicações móveis e a empresa em estudo, as quais irão permitir ao público-alvo descortinar a estratégia competitiva adoptada pela T+ e o contributo da mesma para o seu sucesso em Cabo Verde. Adicionalmente apresenta-se no presente caso de estudo, preceitos sobre estratégias competitivas de vários estudiosos da matéria, por forma a ajudar na resolução do caso.
The case study presented here focuses on the mobile telecommunication sector in Cape Verde, which was monopolized for ten years by Cabo Verde Móvel, S.A. ("CVMóvel") – Cape Verdean company belonging to the Cabo Verde Telecom Group, which operates in the mobile telecommunication sector of Cape Verde. In 2007, the monopoly ended with the entry of a new mobile operator, T+ Telecomunicações, S.A. ("T+"), which through its innovative competitive strategies managed to get a huge recognition and credibility of the Cape Verdean population, achieving a growth of 15% in terms of market share in the first two years of activity. The purpose of this case study is to clarify what the competitive strategy adopted by T+ were and how this strategy allowed the company to have the notoriety that it has today in the mobile sector of Cape Verde. The data presented in the case take into account a range of relevant information of Cape Verde, the mobile telecommunication sector and the company under study, which will allow the targets to unveil the competitive strategy adopted by T + and the contribution of it to the company’s success in Cape Verde. Additionally it’s presented in the case, thoughts about competitive strategies of various scholars of the matter in order to help solving the case.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_elton_reis_borges.pdf808,9 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.