Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11851
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamalho, Nelson Campos-
dc.contributor.authorJesus, João Nuno Aguiar Reais Lacasta de-
dc.date.accessioned2016-08-08T16:15:55Z-
dc.date.available2016-08-08T16:15:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-09por
dc.identifier.citationJesus, J. N. A. R. L. (2015). The different cultural impacts on perceived strategic alignment [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11851pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11851-
dc.descriptionProjectpor
dc.description.abstractIt is commonly accepted that strategy is conditioned by culture, and that culture reflects the functional specificities of each organization. This implies that within a strategy of vertical integration, any two functionally different business units with divergent subcultures show divergent degrees of strategy alignment thus making it impossible to maximize strategic alignment in any given organization. However, this rationale holds under the assumption that the same organizational culture dimensions have the same weighted associations with strategy or perceived strategic alignment. This study is set to test this assumption by means of sampling 637 employees from two business units, which are vertically integrated in the same corporation. Findings from ANOVA and regression analyses show that organizational units differ in organizational culture dimensions (namely rules and goals), that the cultural dimensions that significantly explain the degree of perceived strategic alignment differ among business units, thus enabling the possibility of finding equivalent strategic alignment levels with different weightings on each cultural dimension.por
dc.description.abstractÉ geralmente aceite que a estratégia é condicionada pela cultura, e que a cultura reflete as especificidades funcionais de cada organização. Isto implica que, numa estratégia de integração vertical, duas unidades de negócio funcionalmente distintas e com diferentes subculturas desenvolvem graus distintos de alinhamento estratégico, tornando impossível maximizar o alinhamento estratégico corporativo. No entanto, este raciocínio baseia-se no pressuposto de que as mesmas dimensões de cultura organizacional têm os mesmos pesos nas relações com a estratégia ou o alinhamento estratégico. Este estudo foi realizado de modo a testar este pressuposto, recorrendo a uma amostra de 637 colaboradores de duas unidades de negócio, pertencentes a uma empresa com uma estratégia de integração vertical. Os resultados de testes ANOVA e de análises de regressão demonstram que as duas unidades de negócio diferem quanto às dimensões culturais, ou seja, as dimensões culturais que explicam significativamente o grau de alinhamento estratégico percebido diferem entre as duas unidades de negócio, permitindo encontrar níveis de alinhamento estratégico semelhantes com diferentes pesos em cada dimensão.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectVertical integrationpor
dc.subjectStrategic alignmentpor
dc.subjectCultura organizacional -- Organizational culturepor
dc.subjectOrganizational structurepor
dc.subjectEstrutura organizacionalpor
dc.subjectIntegração verticalpor
dc.subjectAlinhamento estratégicopor
dc.titleThe different cultural impacts on perceived strategic alignmentpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_lacasta_jesus.pdf
  Restricted Access
1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.